quarta-feira, 17 de abril de 2013

RN terá núcleo do Movimento por um Brasil Literário

O Rio Grande do Norte dará um passo importante para promover políticas públicas do livro e leitura e disseminar a importância de formação de uma sociedade leitora. Será lançado o Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil Literário (MBL), movimento de abrangência nacional, com sede no Rio de Janeiro. O ato ocorrerá no dia 18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil – a partir das 8h30, no auditório Paulo Freire, do Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure).

O lançamento é parte de um evento que englobará o “1º Encontro Potiguar do Movimento por um Brasil Literário”, “3º Encontro do Fórum Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas” e “15º Encontro do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras”. O núcleo do RN se chamará “Canto de Página”, em homenagem a uma importante obra de Diva Cunha, poeta do RN. Trata-se de um coletivo composto por professoras representantes do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), UnP, UERN, UFRN, IFESP e IFRN, mas será aberto para receber novas adesões.

A diretora executiva do IDE, professora Cláudia Santa Rosa é associada fundadora da organização nacional responsável pela gestão do MBL. A diretora participou das reuniões, realizadas desde janeiro para a discussão da formação de núcleos nas principais cidades do Brasil e o RN será o primeiro Estado a lançar o seu núcleo. O manifesto de lançamento do MBL foi redigido em 2009, pelo escritor Bartolomeu Campos de Queiroz e está disponível no www.brasilliterario.org.br.

O evento que marca a criação do Canto de Página – Núcleo Potiguar do Movimento por um Brasil Literário terá ainda a presença de Ninfa Parreiras, mestre em literatura comparada pela Universidade de São Paulo; psicanalista e assessora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Ninfa Parreiras coordena o grupo de trabalho de formação de núcleos do MBL, é autora de diversas obras destinada aos públicos infantil, juvenil e adulto e acaba de lançar uma obra que organizou em memória de Bartolomeu Campos de Queirós, falecido ano passado, cujo lançamento ocorreu no último final de semana em Belo Horizonte e terá lançamento em Natal, também no dia 18 com a presença de Salizete Freire que é co-autora da obra.

Encontros

A discussão sobre o Cenário da Rede Potiguar de Escolas Leitoras será comandada pela professora Cláudia Santa Rosa,articuladora da Rede Potiguar de Escolas Leitoras. Os encontros, que ocorrerão nos dias 18 e 19 são realizados pelo Fórum Estadual do Livro, Leitura e Bibliotecas, Rede Potiguar de Escolas Leitoras e Movimento por um Brasil Literário conta também com o apoio da Undime/RN, Frente Parlamentar do Livro e Leitura do Congresso Nacional, Secretaria Municipal de Educação de Natal e Instituto C&A.
 
Da Assessoria

Sem comentários:

Enviar um comentário