sexta-feira, 10 de maio de 2013

Grupo de Teatro Eloy 8º e 9º ano estréia a comédia A Praça Imaginária.

Durante a V Conferência da Cidade de Lajes. (evento que aconteceu no Centro Pastoral de nossa cidade) O grupo de Teatro da nossa escola (8º e 9º) , apresentou uma peça de concepção e criação coletiva seguindo o tema norteador do eventro  "Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!".  
 
Após a solenidade de abertura, a peça "A praça imaginária", coordenada pelo professor Fábio Fernandes foi o meio de mostrar que o teatro pode discutir questões sociais sem necessariamente seguir "clichês pedagógicos" e alguns dogmas cotidianos do "politicamente correto".A comédia,no entanto, rendeu boas risadas ao publico e ao mesmo tempo possibilitou serias reflexões acerca do papel do cidadão. 
 

Sinopse:
 Numa praça imaginária, um grupo de personagens inusitados surge pra abordar alguns problemas básicos do cotidiano de maneira lúdica e divertida. Na praça, ações como pisar na grama e jogar lixo no chão, por exemplo, são discutidas de forma suave e divertida. O fio norteador dessa micropeça consiste na conscientização do espectador em ser um cidadão consciente de suas ações. No entanto, ao discutirem essas questões, os alunos-atores observam que alem dessas ações (não jogar lixo no chão e pisar na grama) foi possível refletir que isso os leva a um contexto mais amplo, como: Tratar melhor o lixo da cidade (implantação da coleta seletiva), arborização de ruas e praças e atentando ainda para a preservação do patrimônio arquitetônico e cultural do local em que vivem. 
 
  A pedagogia teatral que se insere na vida curricular dos alunos, tem como objetivo primordial formar um sujeito crítico e consciente de seu papel na sociedade além de levar à plateia uma determinada leitura e reflexão acerca da temática apresentada.


        
Texto com a colaboração do Prof. Canindé Rocha Rocha e com o apoio e talento de Wanderson Gilberto, Ingride Sabrina entre outros, inclusive Yan (pupilo de Flavia Simone Simone) Parabens a todos!!!
 
Fonte: facebook do Profº Fábio Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário