sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Arquidiocese de Natal celebra 25 anos da ‘dedicação’ da Catedral

Catedral Metropolitana de Natal  - Foto: Cacilda Medeiros
A Arquidiocese de Natal celebrará em ação de graças pelos 25 anos de dedicação da Catedral Metropolitana, na próxima sexta-feira, dia 15 de novembro. A celebração acontecerá às 19 horas, dentro do novenário da festa da padroeira, Nossa Senhora da Apresentação. O presidente da celebração será o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e a homilia será feita pelo bispo da Diocese de Bonfim (BA), Dom Francisco Canindé Palhano.

A Catedral Metropolitana de Natal foi inaugurada em 21 de novembro de 1988, pelo então Arcebispo, Dom Alair Vilar. Por a data coincidir com o dia da festa de Nossa Senhora da Conceição, a comemoração foi antecipada para o dia 15 de novembro. 
 “A dedicação é o ato em que o bispo consagra e unge o altar e abre a catedral para as celebrações litúrgicas. A dedicação é uma festa para a Igreja Diocesana. Todas as paróquias celebram, nesse dia, nessa intenção”, explica o pároco da Catedral, Padre Valdir Cândido de Morais.

História
A primeira Catedral de Natal foi a Igreja de Senhora da Apresentação, situada na Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, hoje conhecida como ‘antiga catedral’. A população de Natal cresceu e a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação tornou-se pequena para acolher os fiéis. Após longos anos e alguns projetos, a Arquidiocese de Natal ganhou, enfim, uma nova Catedral, construída na Praça Pio X, no centro da capital potiguar, inaugurada em 21 de novembro de 1988.
 

Dom Antônio Soares Costa, então bispo auxiliar de Natal, coordenou a comissão responsável pela construção, que demorou 15 anos para ser inaugurada.

Atualmente, a Catedral Metropolitana é aberta, diariamente, das 8 às 18 horas. Há missas nos seguintes dias e horários: domingos, às 7h, às 11h e às 19 horas; de segunda a sexta-feira, às 8h, às 11h e às 16h30, e aos sábados, às 11h e às 16h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário