domingo, 10 de novembro de 2013

Saúde masculina >> Idade mínima para exame do câncer de próstata sobe para 50 anos


 

A idade considerada mínima para que os homens procurem um urologista aumentou para 50 anos, informa a Sociedade Brasileira de Urologia. Anteriormente, a idade recomendada era de 45 anos.

Pelas novas recomendações, homens com histórico familiar de câncer, negros e obesos devem fazer exames para detecção a partir dos 45 anos, e não mais aos 40, com constava. 

Todas essas informações serão divulgadas em um congresso médico, que será realizado em Natal, no dia 16 de novembro.

Estas medidas coincidem com as atividades do ‘Novembro Azul’, campanha que chama a atenção para uma maior prevenção ao câncer de próstata. O presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, a elevação na idade mínima para exames segue padrões internacionais e é o reflexo do aumento da longevidade da população

Aguinaldo Nardi disse que o objetivo é evitar que casos de câncer indolente, aquele que não chega a ser invasivo e se desenvolve de maneira lenta, sem oferecer problemas, sejam diagnosticados e tratados sem necessidade. Ao menos 20% dos casos da doença são considerados indolentes.

O câncer de próstata tem característica genética, explica Aguinaldo. Quem teve pai, avô, tio ou irmão com a doença, tem oito vezes mais chances de ter este tipo de câncer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que neste ano mais de 60 mil casos sejam detectados.

Fonte: Jornal de Fato

Sem comentários:

Enviar um comentário