sábado, 21 de setembro de 2013

Memória >> Neste sábado (21): dirigente da CUT participa de debate sobre luta dos trabalhadores contra ditadura militar


Encontro também terá lançamento do documentário “Família Carvalho – retrato da resistência contra a ditadura”

Escrito por: CUT Nacional

A ditadura civil – militar que governou o país por 21 anos deixou muitas marcas em nossa história recente e muitos fatos da resistência ao regime continuam a ser pouco conhecidos do grande público, tais como o papel específico que teve o movimento operário, sua liderança, seu envolvimento na luta contra a ditadura e dos operários que saíram das fábricas para pegar em armas.
 

Cinco deles pertenciam à família José de Carvalho: cinco irmãos que, de forma decidida, enfrentaram o poder constituído até as últimas consequências.
 

Recentemente, a Televisão dos Trabalhadores (TVT), através do programa ABCD em Revista, decidiu contar a história desses operários que abriram mão dos próprios interesses pessoais em prol da democracia e da liberdade. Lançado somente na região do ABCD, o filme terá sua primeira exibição na cidade de São Paulo, no Memorial da Resistência.
 

O documentário tem 50 minutos de duração e conta a história da família Carvalho, narrada por sobreviventes, parentes, testemunhas e historiadores. Depois da projeção, haverá um debate com integrantes da família e convidados.
 
PROGRAMAÇÃO
14h00: Boas vindas: Karina Teixeira (Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação: Ivan Seixas (Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h30 às 15h30: exibição do documentário “Família Carvalho”

 
16h00 às 17h30: debate
- Valter Sanchez (Diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; desde 2010 é presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho, que aglutina importantes veículos de comunicação dos trabalhadores, como a TVT)

 

- Júlio Turra Filho (membro da Diretoria Executiva da CUT, sociólogo, professor, filiado ao Sinpro ABC,  perseguido como militante do Movimento Estudantil durante a Ditadura Militar)
- Yuri Carvalho (historiador, licenciado e mestrando em História pela Universidade Federal de Santa Maria/RS)

 

- Derly José de Carvalho (metalúrgico aposentado e ex militante da Ala Vermelha)
 

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964.
Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

 
SÁBADO RESISTENTE 
21 de setembro Das 14h às 17h30 - Auditório Vitae
Memorial da Resistência de Sâo Paulo - Largo General Osório, 66 – Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário