quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Senado >> Comenda Abdias Nascimento vai ser entregue amanhã


O Senado fará a entrega da primeira edição da Comenda Senador Abdias Nascimento em sessão especial amanhã, às 11h. Sete personalidades receberão a honraria, criada para agraciar nomes que se destacaram na proteção e na promoção da cultura afro-brasileira.

Os homenageados serão o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça; os músicos Gilberto Gil e Martinho da Vila; a militante do movimento negro Edna Almeida Lourenço, conhecida como Ekdje Edna de Oiyá; o ator Milton Gonçalves; o professor Silvio Humberto dos Passos Cunha, da Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia; e, in memoriam, o pescador Francisco José do Nascimento (1839–1914), o Dragão do Mar, famoso pela luta abolicionista no Ceará.

Idealizadora da comenda, Lídice da Mata (PSB-BA) explica que o objetivo da premiação é valorizar membros da comunidade negra que apresentem contribuições à sociedade. Ela diz que os negros são, no Brasil, uma “maioria invisível”.

— Numa sociedade de maioria negra em que tão poucos negros ocupam posições de destaque, nosso objetivo é que as pessoas tomem conhecimento dessas personalidades e de suas lutas em todas as áreas.

Luta pela igualdade
Lídice destaca o papel do ex-senador Abdias Nascimento na luta pela igualdade racial. Para a senadora, a entrega da comenda tem dois objetivos.

— Queremos homenagear e lembrar Abdias por sua luta e, ao mesmo tempo, dar continuidade destacando as pessoas que contribuem para ela. A comenda vem no bojo do combate ao racismo no país.

A comenda foi instituída em 2013, pela Resolução 47 do mesmo ano, oriunda de um projeto de Lídice e de Paulo Paim (PT-RS). A escolha dos agraciados será feita por um conselho de representantes dos partidos representados no Senado. Os nomes podem ser indicados por senadores, deputados federais e entidades que protejam a cultura afro-brasileira.

Abdias Nascimento (1914–2011) foi senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro. Passou 13 anos em exílio após a edição do Ato Institucional 5, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra, que se comemora na data da entrega da comenda. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

fonte: Jornal do Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário