quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sinte/RN em ação >> Nossa luta nos colocou entre os 10 Estados com maior vencimento básico para os professores

O Rio Grande do Norte é proporcionalmente o sexto estado do Brasil com maior valor do Piso Nacional Salarial, inclusive superando estados ricos como São Paulo e Paraná.

É o que aponta o levantamento do Jornal Zero Hora do Rio Grande do SulO periódico gaúcho solicitou às secretarias de educação de todos os estados do Brasil, que enviassem os valores dos salários dos professores em início de carreira, numa jornada de 40 horas por semana.

Nos casos como o do Rio Grande do Norte, em que a jornada é inferior a 40 horas, o jornal calculou o valor proporcional com o objetivo de estabelecer um padrão de comparação.

Para a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, a situação do Rio Grande do Norte é o resultado da luta constante da categoria através do SINTE.  “Essa é a prova de que nossa estratégia tem dado certo.  A pressão da categoria organizada de forma responsável pelo Sindicato, tem repercussão na opinião pública de todo o Estado e isso trouxe o respeito necessário para estarmos nesse patamar.  Somos mais de 30 mil unidos aos cerca de três milhões de norte-rio-grandenses.”, comemora Fátima.

No entanto, o Sindicato não se deixa levar por essa aparente vantagem.  “Sabemos que o RN tem uma das maiores defasagens entre os salários dos professores e dos demais profissionais do mesmo nível. Em média, 50% menos. Por isso estamos na luta pela meta 17 do Plano Nacional de Educação”. Ressalta.

Outro dado importante para se entender o gráfico é que em alguns estados o primeiro nível é ocupado por pessoas sem graduação, já em outros por profissionais graduados, teoricamente melhor remunerados.

Em alguns Estados, os valores referem-se a professores com nível médio e, em outros, com graduação. Há Estados que estão extinguindo do quadro o profissional sem Ensino Superior

Veja abaixo a lista:

zh_maio_2015

Sem comentários:

Enviar um comentário