terça-feira, 21 de julho de 2015

NA LUTA CONTRA O AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS

Foto de JPT /RN - Juventude Petista do Rio Grande do Norte.
Estudantes ocuparam as ruas de Natal nesta segunda-feira (20/07) contra o aumento da tarifa de ônibus de R$2,35 para R$2,65.
O prefeito Carlos Eduardo (PDT) autorizou o aumento da tarifa à véspera das audiências públicas que visam debater o processo de licitação das linhas de transporte, contando com o período de recesso dos estudantes para evitar protestos. A atitude injustificável demonstra que o compromisso da gestão municipal é com o SETURN, não com a população natalense.
Mas o protesto aconteceu e a JUVENTUDE PETISTA se fez presente, ao lado do DCE UFRN, da UNE, da ANEL, do Levante, do MPL e de dezenas de militantes independentes, revoltados com a falta de qualidade do transporte público e com o elevado preço da tarifa.
Para a juventude do PT, é preciso migrar do modelo carrocêntrico para um modelo que privilegie o transporte coletivo de massas, de modo a reorientar o desenvolvimento das cidades, sempre levando em consideração a sustentabilidade ambiental.
Somente com a tarifa zero é possível migrar do modelo carrocêntrico, responsável pelo trânsito caótico e pela elevada poluição nos centros urbanos, para um modelo de transporte verdadeiramente público e de qualidade.
Repudiamos as atitudes isoladas de pessoas infiltradas nos protestos com objetivos outros que não a luta contra o aumento da tarifa, assim como repudiamos a violência policial dirigida contra militantes do PT e de outras organizações políticas que exerciam o direito à livre manifestação, alguns dos quais foram atingidos por balas de borracha.
Nem as atitudes isoladas de pessoas infiltradas nem a repressão policial, entretanto, serão capazes de frear a luta contra o aumento da tarifa de ônibus e por um novo modelo de mobilidade urbana, com transporte coletivo de qualidade, ciclovias e tarifa zero.

Sem comentários:

Enviar um comentário