domingo, 19 de julho de 2015

Um bom exemplo a ser mostrado >> Comunidade constrói Parque Ecológico onde só havia lixo

Um exemplo de cidadania e comprometimento com o coletivo e com o meio ambiente que os moradores da Comunidade do Vidigal no Rio de Janeiro estão dando para o Brasil e para o mundo.

Vemos mais exemplos desses em comunidades pobres, pois essas comunidades pensam e refletem sobre o futuro e entendem o respeito que é necessário a coletividade e à natureza no entorno de onde se vive.

Diferente de bairros da zona sul onde vemos as pessoas sem se importar com nada, jogando lixo em todo lugar, bem como deixando de recolher as fezes que seus cachorrinhos deixam pelas calçadas ou nas areias das praias.

O consumismo exacerbado gerou pessoas com mentes atrofiadas à cidadania e ao respeito coletivo. Daí a importância desse exemplo que mostra que a iniciativa de alguns que querem mudar as coisas faz diferença em toda uma comunidade.

A reportagem abaixo estava no site Conexão Lusófona, uma rede de  jovens espalhados pelo mundo que tem entre si a conexão com a língua portuguesa que apreciam as inovações e transformações e querem partilhar experiências desse tipo com todos.

Moradores de favela carioca transformam depósito de lixo em parque ecológico e viram exemplo mundial.

A ideia de tornar um depósito de lixo num parque ecológico surgiu de dois moradores do Morro do Vidigal (Rio de Janeiro). Com o passar do tempo, tornou-se um projeto comunitário que realiza atividades de reflorestamento, reciclagem, paisagismo, agricultura urbana e design.

Uma equipe composta pelos moradores da favela removeu 16 toneladas de lixo que se haviam se acumulado por mais de 25 anos, e reciclaram alguns resíduos para a construção do próprio parque.

Hoje, são 8,5 mil metros quadrados de jardim, horta comunitária e espaço de entretenimento em que pneus velhos foram transformados em escadas e assentos sanitários tornaram-se vasos de plantas.

A iniciativa ganhou reconhecimento a nível mundial e já recebeu vários prêmios internacionais.

Veja mais algumas das fotos do local:

1
(Imagem: arqfuturo)
2
(Imagem: arqfuturo)
3

Sem comentários:

Enviar um comentário