quinta-feira, 23 de julho de 2015

Ideias Inovadoras >> Estudantes desenvolvem tijolo ecológico mais barato que convencional

Tijolo ecológico foi batizado com o nome de Eco Blac

A indústria de tijolos da Índia conta com mais de 100 mil fornos e produz até 200 bilhões de tijolos por ano, o que também representa uma grande fonte de poluição.
Além das más condições de trabalho, os fornos liberam grandes quantidades de carvão e diesel na atmosfera, contribuindo com as emissões de gases de efeito estufa.
Uma equipe de alunos do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Massachusetts Institute of Technology, o MIT), dos Estados Unidos, desenvolveu um tijolo ecológico que pode amenizar alguns dos problemas citados, pois não proporciona liberação de CO2.

Eco Blac

"Tijolos de argila precisam de mil graus Celsius", lembra ao portal Fast CompanyMichael Laracy, um dos estudantes envolvidos no projeto. "Eles consomem uma quantidade enorme de energia a partir do carvão e há também a questão de que esses tijolos são feitos completamente do solo superficial, então eles estão esgotando a quantidade de terras cultiváveis."
Batizado de "Eco Blac", o tijolo criado pelos estudantes é composto por 70% de cinzas de caldeiras de fábricas de papel misturadas com hidróxido de sódio, cal e uma pequena quantidade de argila. O produto cura-se à temperatura ambiente, com base em “tecnologia alcalino-ativação” para dar-lhe resistência.
Dê uma olhada no vídeo abaixo (em inglês) para entender melhor o processo:
Fonte: EcoD

Sem comentários:

Enviar um comentário