quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Após 2 meses, água volta a jorrar na nascente do rio São Francisco, em MG

Imagem antiga da nascente do rio São Francisco, no Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais

Após dois meses de seca, voltou a brotar água da nascente principal do rio São Francisco, situada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais. A informação foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O ICMBio é uma uma autarquia em regime especial, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Segundo a nota do órgão, a intensidade das chuvas registradas nas últimas semanas contribuiu para a recuperação do volume de água e normalizou a situação, após longo período de estiagem, considerado um dos maiores da região nos últimos 30 anos.

A descoberta ocorreu após nascentes menores da região, também chamadas de olhos d'água, voltarem a jorrar. "Pedi para uma equipe avaliar a situação da nascente histórica e confirmamos que a água tomou conta de tudo, praticamente normalizando a situação", disse Vicente Faria, chefe substituto da unidade de conservação.

A seca da nascente principal não chegou a interferir no curso do rio, que tem 2.700 quilômetros de extensão e cuja bacia hidrográfica abrange seis Estados e o Distrito Federal. A gravidade maior era a estiagem, que chegou a provocar incêndios na região, afetando a biodiversidade do Parque.

No entanto, de acordo com Faria, as fortes chuvas também estão recompondo a natureza. "A vegetação está renascendo e rebrotando."



Sem comentários:

Enviar um comentário