quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Conheça o resultado da Chamada Específica 001/2015 para entrega de Minibibliotecas no Semiárido

Maria Clara Guaraldo -

A Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgaram o resultado da Chamada Específica 001/2015 para a distribuição de Minibibliotecas e Bibliotecas Rurais Arca das Letras. Sessenta e seis instituições, entre associações comunitárias, de agricultores, de quilombolas, federações de trabalhadores da agricultura, secretarias municipais de educação, Cáritas Diocesana, cooperativas de agricultura familiar e prefeituras localizadas nos Territórios Agreste Alagoano (AL), Alto Oeste Potiguar (RN), Vale do Guaribas (PI), Borborema (PB), Cariri (CE), Cocais (MA, foram contempladas.
A entrega do acervo começará a ser feita a partir de janeiro de 2016 com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Cada entidade receberá um kit composto por 120 publicações impressas da Embrapa; 8 DVDs com 80 reportagens do programa Dia de Campo na TV;  8 CDs com 160 programas de rádio "Prosa Rural"; além de um conjunto de publicações (didáticas e literárias) das Bibliotecas Rurais Arca das Letras/MDA (13 livros infantis, 18 livros de literatura  jovem-adulto,  e 9 livros didáticos do 1º ao 5º ano). Para cada acervo, será enviada também uma estante para o acondicionamento dos materiais.
"O desafio dessas instituições agora, com a chegada dos kits, é mobilizar a comunidade para usar o acervo, que traz informações importantes sobre tecnologias Embrapa de baixo custo e de fácil aplicação à realidade local dos agricultores", destaca a educadora Marluce Freire, uma das responsáveis pelas capacitações de mediadores de leitura que são realizadas pela Embrapa após a entrega do acervo.
Por se tratar de um acervo conjunto, com publicações do acervo das Minibibliotecas e do Projeto Bibliotecas Rurais Arca das Letras, a expectativa para 2016 é realizar uma capacitação conjunta nessas comunidades, envolvendo profissionais da Empresa e também do Ministério.
A Chamada Específica 001/2015 foi lançada em setembro e teve seu prazo prorrogado até 16 de novembro de 2015, para possibilitar a participação de um maior número de entidades. O resultado do Edital está disponível no site das Minibibliotecas (www.embrapa.br/minibibliotecas).
Mais informações podem ser obtidas junto à Embrapa Informação Tecnológicas (Brasília-DF), na Coordenação das Minibibliotecas da Embrapa (sct.minibibliotecas@embrapa.br); ou ao Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras do MDA (arcadasletras@mda.gov.br).
Minibibliotecas –  Coordenada pela Embrapa Informação Tecnológica e executada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), as Minibibliotecas incentivam o hábito da leitura e facilitam o acesso à informação tecnológica ao disponibilizar, para comunidades urbanas e rurais, informações editadas em linguagem simples e didática, assim como tecnologias de baixo custo e de fácil aplicação, as quais podem contribuir para a melhoria de práticas agrícolas e da qualidade de vida de seus usuários. 
Como resultado de parcerias firmadas entre a Embrapa e prefeituras, extensão rural e projetos governamentais e não-governamentais, as Minibibliotecas estão hoje disponíveis em todas as cinco regiões brasileiras (escolas rurais, agrotécnicas e de formação por alternância; escritórios de extensão; comunidades rurais; entre outros locais), onde estimulam diálogos e viabilizam a mediação de saberes locais com conteúdos científicos, favorecendo, dessa forma, tanto a partilha quanto a construção de novos conhecimentos.
Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG) 
Embrapa Informação Tecnológica 
Telefone: 61 - 3448 - 2493
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO POR ESTÁ AQUI. NESSE BLOG, BUSCAMOS PUBLICAR COMENTÁRIOS DEVIDAMENTE IDENTIFICADOS.