domingo, 27 de dezembro de 2015

ESCLARECENDO >> Por que só se fala que o PT é culpado no escândalo da Lava Jato?


Na quinta-feira (17) a Política Federal deflagrou a Operação Sangue Negro, que investiga o desvio de dinheiro de contratos da Petrobras iniciado em 1997, ou seja, nos governos tucanos de FHC
A ação está relacionada às investigações de um esquema de pagamento de propinas envolvendo a empresa holandesa SBM e a estatal brasileira.
A operação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Angra dos Reis (RJ) e Curitiba (PR), além de quatro mandados de prisão preventiva – dois deles foram expedidos contra ex-diretores da Petrobras presos na Operação Lava Jato: Renato Duque e Jorge Zelada.
As buscas foram feitas nas casas dos investigados e na Petroserv, empresa do ramo de prospecção de petróleo.
A ação de quinta-feira teve como alvo principal a empresa que seria o elo entre a SBM e a Petrobras. De acordo com as investigações, a Petroserv recebia repasses de 3% a 5% de contratos da Petrobras e, desse total, remetia 1% para contas de empresas no exterior. Os investigadores apontam que esse dinheiro era lavado e remetido novamente para o Brasil em forma de propina.
Os crimes investigados pela operação são os de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, entre outros. De acordo com a PF, as investigações da Sangue Negro começaram antes da Lava Jato, embora todos os alvos desta quinta estejam relacionados a ela.
Interessante nisso é que não se deu muito destaque ao fato. E quando se fala na Lava Jato a imprensa e os leitores incautos só lembram do PT e dos governos petistas. No entanto, a Operação Sangue Negro foi iniciada em 1977. Outro detalhe que dois ex-diretores da Petrobras envolvidos na Lava Jato estão também sendo investigados na Sangue Negro: Renato Duque e Jorge Zelada.
Bom que se diga também que na semana passada a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), em Brasília. A PF também cumpriu mandados em endereços do peemedebista no Rio de Janeiro e na Diretoria Geral da Câmara dos Deputados. A ação, batizada de Catilinárias, faz parte das investigações da Operação Lava Jato.
E aí, cara pálida, o PT ainda continua sendo culpado de tudo?

Sem comentários:

Enviar um comentário