quinta-feira, 31 de março de 2016

ARCA DAS LETRAS >> O Território Alto Oeste, no Rio Grande do Norte, vai receber 48 bibliotecas rurais nesta quinta-feira (31).

Ao todo, 19 municípios do território serão contemplados com a entrega. Destes, 12 recebem pela primeira vez uma biblioteca do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A ação é uma parceria do MDA com o Programa Minibibliotecas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Os acervos doados, segundo a coordenadora do Programa, Dione Ferreira, serão compostos por um kit com 120 publicações impressas da Embrapa; oito DVDs com reportagens do programa Dia de Campo na TV; oito CDs com programas de rádio ‘Prosa Rural’; além de um conjunto de publicações didáticas e literárias enviadas pelo MDA. São 13 livros infantis, 18 livros de literatura jovem/adulto e nove livros didáticos - do 1º ao 5º ano. Para cada acervo será enviada, também, uma estante para a acomodação dos materiais.

As entregas de bibliotecas rurais possibilitam o acesso à leitura a mais comunidades do meio rural. “Ter uma arca na comunidade é muito importante para os agricultores. Eles recebem um acervo literário técnico voltado para quem vive no campo, além de romances, crônicas, poesia. Isso possibilita ainda que os estudantes tenham a oportunidade de fazer pesquisa escolar e que os agricultores busquem temas voltados à sua realidade, que estão no acervo técnico”, explica Dione Ferreira.

Na ocasião, também serão capacitadas 96 agentes de leitura, duas pessoas de cada comunidade beneficiada. Elas ficarão responsáveis por catalogar, cuidar e emprestar os livros, além de promover atividades de incentivo à leitura.

Arca RN
O Rio Grande do Norte é o quarto estado brasileiro com mais bibliotecas implantadas. Dos 167 municípios potiguares, 117 já foram beneficiados pelo Programa Arca das Letras. São717 bibliotecas rurais implantadas, que beneficiam aproximadamente 59 mil famílias de agricultores. Ao todo, 1.138 agentes de leitura foram capacitados para promover ações de incentivo ao livro e à leitura nas comunidades em que atuam.

Serviço
Data: 31 de março (quinta-feira)
Hora: 8h30 às 18h
Local: Instituto Federal do Rio Grande do Norte em Pau dos Ferros (RN)

Por Tássia Navarro - Ascom/MDA

Sem comentários:

Enviar um comentário