quinta-feira, 31 de março de 2016

Tecnologia social para uma melhor convivência com o Semiárido

Construída dentro do chão para segurar a água da chuva que escorre por baixo da terra, ela funciona como um barramento, geralmente de lona plástica, que impede o escoamento e cria uma área de solo úmido, favorecendo o plantio e aumentando a oferta de água para o cultivo.
Além de aumentar a umidade do solo, criando ou elevando o lençol freático, importante para os cultivos e para a geração de forragem para os animais, a barragem subterrânea contribui para a diversificação da produção e para a segurança alimentar e nutricional de famílias sertanejas ao facilitar o acesso à água em todos os períodos do ano.
Para sua construção é fundamental a escolha de um local adequado – geralmente, áreas de baixio e leitos de riachos e terreno de pouca queda, não muito inclinado.  Vale saber também que para o bom funcionamento da barragem são necessárias análises frequentes da qualidade do solo e do nível da água.
Outra recomendação pode contribuir: retire a água da bacia de acumulação quando se iniciarem as primeiras chuvas do ano, renovando as águas armazenadas. Essa medida pode ajudar a evitar o processo de salinização progressiva.
Quer saber mais?

Sem comentários:

Enviar um comentário