segunda-feira, 2 de maio de 2016

03 DE MAIO FERIADO MUNICIPAL EM LAJES >> Dia de visitar a Capela da Divina Santa Cruz

O dia 03 de maio é uma data em que muitos fiéis tanto de Lajes, como de toda região, desde muito tempo realizam uma romaria a Serra do Feiticeiro para visitar, rezar e pagar promessas na capela da Divina Santa Cruz.
Em virtude disso, esse dia passou a ser feriado em nossa cidade, instituído através da Lei Municipal nº 517/10, de autoria do então vereador Canindé Rocha, por reconhecer a importância dessa data, por seu contexto religioso e também como forma de incentivar o desenvolvimento do potencial turístico que aquele lugar oferece, além de uma bela paisagem natural, servindo como fonte de estudos e pesquisas sobre a caatinga e toda sua diversidade de fauna e flora.


A luta
Pensando na preservação da Serra do Feiticeiro foi também apresentado pelo então vereador Canindé Rocha, a transformação da área da Serra do Feiticeiro em uma APA (Área de Proteção Ambiental), proposta essa que não foi aceita por alguns vereadores que argumentaram que isso dificultaria outras atividades econômicas ali desenvolvidas.
Com relação a isso foi apresentado por Canindé Rocha e aprovado pela câmara municipal em 2012, um Requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para que isso viesse a ser discutido juntamente com os vários órgãos ligados ao tema e também com toda a população lajense.
As parcerias
Outro fator bastante positivo relacionado a essa beleza natural que nossa cidade tem, é a escalada a Serra do Feiticeiro no dia (03 de maio) é a parceria entre a Escola Estadual Pedro II e a Secretaria Municipal de Educação que leva alunos e professores o que tem movimentado bastante aquele local com várias atividades culturais.
A associação lajense Trilheiros da Caatinga que sempre tem realizado excursões a Serra do Feiticeiro nesta e outras datas sempre tem sido uma grande parceira nesse trabalho de divulgação turística e preservação ambiental.
A prefeitura municipal ajuda na infraestrutura com o serviço melhoramento das estradas e também através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente que sempre se faz presente com distribuição de mudas e apoio para os visitantes e ainda com a presença de carros de apoio e ambulância para qualquer eventualidade.

Matéria publicada em 02/05/2014 no Blog Robson Cabugi. Confira:  http://robsoncabugi.com.br/feriado-municipal-dia-de-visitar-a-capela-da-divina-santa-cruz/

1 comentário:

  1. 3 de maio é também o Dia Nacional do Pau Brasil, árvore imune ao corte, para salva-la da extinção.

    ResponderEliminar