sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

FASCISMO EM ALTA >> A negação da raça é uma das piores formas de preconceito

Fernando Holiday
SÃO PAULO - No terceiro dia como vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM), de 20 anos, disse que vai apresentar uma proposta para revogar o Dia da Consciência Negra, data celebrada em 20 de novembro. Em entrevista à TV Câmara nesta quarta-feira, 4, o jovem afirmou ainda que vai propor o fim das cotas raciais em concursos públicos municipais da capital. 
O dia 20 de novembro foi escolhido como homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado neste data em 1695. Já as cotas raciais em concursos públicos municipais foram implementadas pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT) no primeiro ano de mandato, em 2013.
O parlamentar detalhou a proposta nesta quinta-feira, 5: "Seria alguma outra data que relembrasse a libertação dos negros, mas que homenageasse outra figura e que não tivesse o nome 'Dia da Consciência Negra'. Este nome é segregacionista, acaba de certa forma sendo racista. As pessoas devem ter consciência humana, independentemente da cor da pele."
Após ter sido eleito com pouco mais de 48 mil votos, agora como vereador Holiday voltou a reforçar bandeiras de sua campanha. Muitas delas foram apresentadas na internet, onde o ativista do Movimento Brasil Livre (MBL) ganhou destaque.
Em novembro do ano passado, o jovem publicou em uma rede social que é "um absurdo" existir uma data como o Dia da Consciência Negra, que "homenageie um homem assassino escravagista." 
"Vou ter propostas de várias frentes, algumas delas mais polêmicas, como propor o fim das cotas raciais em concursos públicos municipais em São Paulo. É um debate que há muito tempo venho encampando, contrário às cotas porque acredito que elas reforçam o racismo ao invés de ajudar os negros. Vou propor a mudança da justificativa do Dia da Consciência Negra, que é um feriado complicado, que muitas vezes pode atrapalhar esse combate (contra o racismo)", explicou Holiday na TV Câmara.

Sem comentários:

Enviar um comentário