domingo, 23 de abril de 2017

MOBILIZAÇÃO SOCIAL >> Reativação do Aeroporto Internacional Augusto Severo em Parnamirim-RN


Para: Excelentíssimo Senhor Presidente da República

Os cidadãos abaixo-assinados vem, por meio do presente instrumento, solicitar a Vossa Excelência a reabertura do Aeroporto Internacional Augusto Severo, fechado a quase três anos. 

O Aeroporto Internacional Augusto Severo foi um complexo aeroportuário localizado em Parnamirim, no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Foi o principal aeroporto comercial do Estado, operando de 1980 até 31 de maio de 2014. Desativado para a aviação civil, sendo substituído pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal o que causou a revolta não só dos moradores de Parnamirim, como de todo o RN e estados vizinhos. 

É sabido por todos que o aeroporto Augusto Severo foi o quarto maior da Região Nordeste em número de passageiros e o 19º mais movimentado do Brasil. Após as obras de requalificação e modernização do terminal concluída em agosto de 2012, com investimentos na ordem de R$ 16,4 milhões, que contemplaram novas salas de embarque e desembarque, instalação de novo sistema de ar-condicionado, novos elevadores e escadas rolantes, 12 novos balcões de check-in e fraldário, entre outras melhorias, o aeroporto passou a ter capacidade para até 5,8 milhões de passageiros. Em 2013, quando ainda estava em funcionamento, uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil apontou o terminal como o terceiro melhor do país. 

O impacto causado na cidade foi devastador, além da perda de pelo menos 2.500 postos de trabalho, a cidade deixou de receber só em impostos diretos (ISS), mais de R$ 2 milhões por ano em receita, e chegando ao dobro disso em impostos indiretos que envolvam as operações do aeroporto e suas derivações. 

Na certeza de termos nossa solicitação atendida, encaminhamos este documento composto pelas assinaturas dos cidadãos que almejam ver esse espaço público reaberto e oferecendo bons serviços para toda a sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário