domingo, 11 de junho de 2017

QUANDO A ARTE E A CULTURA ESTÃO A FAVOR DA DEMOCRACIA >> Cine-debate na Livraria: A Farsa - Ensaio sobre a Verdade


Nenhum texto alternativo automático disponível.

Cine Debate: "A Farsa: Ensaio sobre a Verdade" (Direção Diogo Noventa e Estudo de Cena).
Exibição de episódios da web-série sobre o Massacre de Eldorado dos Carajás de 17 de abril de 1996, no Pará.

* Com certificado de participação.



O fato que ficou mundialmente conhecido como O Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorreu em 1996 na estrada PA-150, no sul do estado do Pará. No dia 17 de abril daquele ano um grupo de trabalhadores sem terra interditou a estrada em ato pela reforma agrária. A polícia militar agiu com extrema violência, matando oficialmente 19 trabalhadores e deixando 71 feridos. 

Entre os feridos estava Inácio Pereira, que se fez de morto, foi jogado no caminhão dos corpos e se revelou vivo apenas quando chegou ao Hospital de Eldorado dos Carajás. Posteriormente 02 feridos faleceram, totalizando 21 mortos.  

A websérie é composta de 21 episódios de aproximadamente 08? cada. A Estudo de Cena desenvolve ações de audiovisual desde 2005 e a partir de 2010 inicia a pesquisa com a linguagem teatral. No ano de 2012 o grupo montou o espetáculo de rua "A farsa da justiça" (adaptação do texto criado pela Brigada Nacional de Teatro do MST, com coordenação dramatúrgica de Sérgio de Carvalho), que narra o julgamento fictício de um sobrevivente real do massacre de Eldorado dos Carajás, Inácio Pereira, que se fingiu de morto para salvar a vida. 

Fonte: Livraria Expressão Popular <divulgacao@expressaopopular.com.br>

Sem comentários:

Enviar um comentário