sexta-feira, 23 de junho de 2017

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS >> Engenheiro potiguar deve assumir a Agência Nacional de Águas


Engenheiro Ricardo Medeiros teve nome aprovado na Comissão de Meio Ambiente do Senado
Um engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deverá assumir a direção da Agência Nacional de Águas (ANA). O nome de Ricardo Medeiros de Andrade foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), do Senado Federal que decidirá o assunto em plenário.
A comissão realizou sabatina com o novo diretor nesta quarta-feira (21). Após esta etapa, a matéria segue para análise do plenário do Senado em data a ser definida. Ricardo Medeiros respondeu a perguntas dos senadores sobre o acesso universal de água de boa qualidade para todos os brasileiros, sobre o papel da ANA diante das crises hídricas pelas quais tem passado o Brasil e ante o contexto de mudanças climáticas e sobre a diplomacia relacionada ao compartilhamento de recursos hídricos entre os países.
O sabatinado fez um balanço da experiência na ANA, onde trabalha desde 2007. “Deixo registrado meu orgulho pessoal de fazer parte da atual configuração da ANA e das inúmeras iniciativas que vêm sendo desencadeadas pelo seu corpo de dirigentes e de técnicos”, destacou. Na visão de Ricardo Medeiros, o protagonismo do Brasil na gestão de recursos hídricos culminou na oportunidade que o País terá para organizar o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, entre 18 e 23 de março de 2018, pela primeira vez no Hemisfério Sul. Para ele, que é diretor executivo do 8º Fórum, o maior evento do mundo sobre água é uma oportunidade para compartilhar experiências na gestão de recursos hídricos.
“Eventos como as edições do Fórum Mundial da Água são fundamentais para conhecermos e discutirmos quais tendências de abordagem sobre a temática da água vêm sendo adotadas em diferentes partes do mundo e quais poderão servir de exemplo e inspiração para os problemas que enfrentamos”, apontou.
Perfil
Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ricardo Medeiros atua na ANA desde 2007. Na Agência, já atuou como assessor do então diretor Benedito Braga e como coordenador de iniciativas como o Programa Nacional de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, o Programa de Desenvolvimento do Setor Água e o GEF Amazonas.
Em 2009, foi indicado para comandar a Superintendência de Implementação de Programas e Projetos (SIP) e, em 2016, recebeu a indicação para exercer a função de diretor executivo do 8º Fórum Mundial da Água, atribuições que exerce simultaneamente. Na SIP, coordenou a manutenção e a execução de iniciativas como o Programa Produtor de Água, criado pela ANA em 2001 e atualmente com mais de 40 projetos implementados no Brasil.
Fonte: Portal Brasil, com informações da ANA

Sem comentários:

Enviar um comentário