sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

NATAL ONTEM E HOJE >> Vejam como eram 5 locais de Natal (RN) no passado

1. Antes do Shopping Midway Mall era a fábrica Guararapes

Passado

Este é o cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho onde a fábrica foi construída em Natal. Ela foi inaugurada no ano de 1958 pelos irmãos Nevaldo Rocha e Newton Rocha, e tinha 2.700 m² de área construída.

Presente

Em 1997 ela foi transferida para o distrito industrial de Extremoz (RN), onde sofreu ampliação para 150.000 m² de área construída. Em 2004 o Shopping Midway Mall foi inaugurado pelos mesmos irmãos, e hoje ele tem 231 mil m² de área construída, faturando anualmente R$ 1,1 bilhão.

2. O viaduto do “4º Centenário” era um imenso [e perigoso] cruzamento

Passado

Nas décadas de 70 e 90 os carros disputavam quem iria passar primeiro num cruzamento extremamente movimentado e sem semáforo. E isso foi agravado principalmente na década de 90, quando aumentou o número de veículos na cidade.

Presente

Depois foi construído o Viaduto (ou Complexo Viário) Quarto Centenário, cujo nome oficial é Complexo Viário Senador Carlos Alberto de Sousa, em comemoração aos 400 anos da fundação da cidade. Ele foi inaugurado em 25 de fevereiro de 2000.

3. A Catedral era uma praça

Passado

Antigamente, mais ou menos na década de 50, havia no lugar onde hoje é a Catedral de Natal uma praça, a Praça Pio X. Como ali bem próximo existia um grande cinema, haviam vendedores ambulantes de pipoca, sorvete e amendoim.

Presente

Em 1973 um bispo da cidade começou a construção da catedral com intensas campanhas para arrecadar fundos dos fiéis que duraram mais de uma década; campanhas estas muito contestadas pela sociedade da época sobre seus verdadeiros intuitos. A sua inauguração aconteceu em 21 de Novembro de 1988.

4. De ruas simples à Viaduto do Baldo

Passado

Este local, que fica no Barro Vermelho em Natal, possuía apenas ruas com cruzamentos, retornos e acessos simples.

Presente

Com o crescimento da cidade foi construído em 1978 o que seria hoje o “Viaduto do Baldo”, que interligou os bairros do centro com os da zona leste e sul de Natal.

5. O Arena das Dunas era bem diferente

Passado

No lugar onde hoje é o estádio Arena das Dunas existia o maior estádio de futebol de Natal se chamava Machadão, ou mais especificamente: Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, que foi inaugurado em 4 de Julho de 1972.

Presente

Ele foi demolido juntamente com o ginásio anexo “Machadinho” entre 21 de outubro de 2011 e 25 de novembro do mesmo ano, dando lugar ao atual Arena pela participação de Natal na Copa do Mundo FIFA de 2014.
Com informações de Brechando.com

Sem comentários:

Enviar um comentário