quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

EM LAJES >> Trabalho com reaproveitamento de pneus descartados gera renda e reduz a quantidade de materiais impróprios no lixão da cidade

A imagem pode conter: pessoas sentadas

Após serem recolhidos das ruas, borracharias ou outros locais inadequados, pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e um trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através da vigilância Sanitária, Coordenadoria Ambiental. 

O objetivo principal de retirada desse tipo de material do meio ambiente, conforme a legislação ambiental vigente, é encaminhá-lo para algumas empresas específicas que ficam em Natal e grande Natal e que fazem seu recolhimento para uma adequada destinação final, porém enquanto eles não são enviados a esses locais buscamos aqui algumas formas de reaproveitamento.

Esses pneus após recolhidos são guardados nas instalações do Fomento Agrícola, e através  uma parceria com alguns trabalhadores autônomos que utilizam esses pneus para a produção de vários objetos, como: tinas para alimentação animal, tambores de lixo e também são procurados por outros cidadãos que os reutilizam para contenção de barreiras na zona rural, parques de vaquejada e outras finalidades etc.

A imagem pode conter: nuvem e atividades ao ar livre

Mesmo com as dificuldades enfrentadas para termos algumas ações ainda mais efetivas relacionadas à coleta e a destinação correta dos resíduos sólidos, temos algumas ações que consideramos importantes e necessárias nesse contexto. Nesse sentido, podemos destacar esse trabalho de reutilização de pneus como uma dessas ações que resulta em respeito ao meio ambiente, gera ocupação, renda e produção para o comercio local.

E torna-se importante ressaltamos aqui que essa trabalho de coleta e distribuição para reutilização dos pneus descartados, já é feito  há bastante tempo

Por Canindé Rocha - Coordenador Municipal de Meio Ambiente

Segue abaixo mais imagens do trabalho de reutilização dos pneus em Lajes:


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: sapatos

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: comida

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé




A imagem pode conter: nuvem, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 2 pessoas, nuvem, céu e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: nuvem e atividades ao ar livre

2 comentários:

  1. Belo trabalho. Parabéns a todos que se engajam em defesa do meio ambiente. São ações assim de sustentabilidade que garantem o futuro das presentes e futuras gerações. Preservando a natureza e ao mesmo tempo gerando renda pra população. Isso sim é vc responsabilidade socioambiental.
    Que exemplos como esse se multiplique cada vez mais.
    Assinado: mais um defensor da natureza.

    ResponderEliminar
  2. A coleta seletiva de lixo tem que ser implantada com mais afinco.
    Trabalhar junto a população, com o apoio da secretaria de educação ( nas escolas), secretaria de saúde (agentes de endemias e saúde), secretaria de meio ambiente.
    Ou seja, mobilizar a população como um todo.
    Ass. Anônimo

    ResponderEliminar