segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

III ENCONTRO QUILOMBOLA DA REGIÃO CENTRAL >> A luta pelo reconhecimento dos povos tradicionais de nossa região

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas em pé e área interna

Um importantíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido junto as Comunidades Quilombolas da Região Sertão do Cabugi, a partir da sensibilidade social e visão histórica do antropólogo Geraldo Barboza de Oliveira Junior,  que está a frente desse trabalho já tendo realizado um levantamento dessas comunidades aqui na região e até já conseguiu a certificação de algumas dessas junto a Fundação Palmares (em Brasilia), que é o órgão responsável pela emissão dessa titulação. 

Esse trabalho também tem a parceria da COEPPIR (Coordenadoria Estadual de Política da Promoção da Igualdade Racial) do INCRA,  da SEARA e de outros órgãos que têm agregado-se a essa importante iniciativa social.

Para a realização e o sucesso desse trabalho tem-se buscado a integração das várias políticas públicas que devem permear todo esse processo, uma vez que, essas pessoas e suas comunidades sempre estiveram onde estão, faltando apenas um olhar mais criterioso que viesse a reconhecer essa especifidade social, histórica e cultural.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

No último sábado, dia 20 de janeiro, aconteceu mais um desses encontros, dessa vez na Comunidade do Curralinho, zona rural de Afonso Bezerra. Foi um momento histórico, pois na localidade não estavam reuniram-se além dos moradores locais outras, as outras comunidades quilombolas da região, e foi entregue o Certificado de Reconhecimento de Comunidade Quilombola aos moradores da comunidade Cabeço dos Mendes. 

Um momento que além de festivo, foi uma oportunidade de encontro entre as várias comunidades da região, mas também um momento para que esses cidadãos pudessem agradecer por este trabalho de reconhecimento, mas também cobrar a execução de várias ações de competência poder público local que ali esteve presente, através da Secretária Mul. de Assistência Social, do Secretário de Mul. de Agricultura, vice-prefeito, vereadores, ex-prefeito, e o Técnico da Emater). Estive presente também uma representante da COEPPIR aqui no RN, que enquanto órgão responsável pelas políticas de promoção da igualdade racial está realizando esse trabalho junto com o antropólogo Geraldo Barboza.

Dentre os vários pontos abordados, já ficou definido a data e o local do próximo encontro, que deverá acontecer no município de Angicos, dessa vez na Comunidade Quilombola do Livramento. Foi ainda bem discutida a proposta de produção de um livro sobre a história dessas comunidades, como forma de divulgação e início de um trabalho ainda mais aprofundado sobre as tradições culturais dessas comunidades e sua importância histórica para o desenvolvimento dessa região.

Por Canindé Rocha - Professor e militante dessa causa

Seguem abaixo mais imagens desse evento:


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna


A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

A imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

1 comentário:

  1. Muito importante a participação deste Blog e seu mentor neste processo. Grato Canindé

    ResponderEliminar