sábado, 17 de março de 2018

EMPODERAMENTO FEMININO >> MPRN promove encontro sobre violência doméstica



O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) promoveu em Extremoz um debate sobre a violência doméstica e mecanismo de combate a essa prática. O encontro foi realizado na quinta-feira (15), em alusão do Dia Internacional da Mulher. A palestra foi ministrada pela promotora de Justiça de Extremoz, Joyciara Moraes, no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) da cidade.

O evento foi voltado às mulheres e pacientes atendidas pelo Caps. As discussões giraram em torno dos desafios que a mulher enfrenta na sociedade e que, mesmo com a relevância de seu espaço reconhecida, ainda acontecem muitos casos de violência doméstica e familiar.

"Fizemos uma abordagem da legislação que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, de modo claro e acessível, destacando as principais formas de violência que ocorrem na prática, além dos meios e formas para denunciar e os casos em que são aplicáveis as medidas protetivas", detalhou a promotora de Justiça Joyciara Moraes.

Na oportunidade, as mulheres foram orientadas, puderam tirar dúvidas e ainda mencionar as experiências com que já tinham tido contato. Como os casos de violência doméstica costumam ocorrer longe da presença de testemunhas, a promotora de Justiça destacou que a palavra da vítima assume valor de extrema importância. "Quando a mulher não demora a denunciar, pode-se evitar a reiteração e intensificação da gradatividade das condutas", acrescentou.

A palestra se destinava as mulheres pacientes do Cras-Extremoz. "Participar deste ciclo foi muito gratificante e proveitoso, porque através dele pudemos reforçar o empoderamento feminino, a evolução atingida na atualidade, ajudá-las de alguma forma levando estas informações e aproximando-as da nossa instituição", finalizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário