Quando o item não apresenta defeito, o consumidor só tem direito à substituição se a loja oferecer essa possibilidade e estiver dentro do prazo estipulado por ela, entre outras condições - por exemplo, que o produto esteja com a etiqueta intacta. Procure conhecer a política de trocas dos fornecedores que você mais usa.
No caso de um produto que apresenta algum defeito, a loja tem o prazo de um mês para consertar a falha do produto, quando isso é possível.
Exemplos: |
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Passado o período de 30 dias sem solução, você tem direito de trocar. As possibilidades são:
- Substituição do produto por outro em perfeitas condições de uso
- Restituição imediata da quantia paga
- Abatimento proporcional do preço pago em outro produto da loja
Essas regras estão no artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor e valem para a maioria dos casos, mas há exceções. |
PRAZO PARA TROCAS E TIPOS DE PRODUTOS |
Quando se trata do prazo de troca existem regras diferentes de acordo com o tipo de defeito (aparente ou oculto) e o tipo de produto (durável ou não durável). |
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Quando o defeito é aparente, o prazo para reclamação é de 30 diaspara produtos não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da data da compra. Se o vício for oculto, os prazos são os mesmos, mas começam a valer no momento em que o defeito é detectado pelo consumidor. |
EXCEÇÃO: PRODUTOS ESSENCIAIS |
Quando se trata de um produto essencial com defeito, como geladeira ou fogão, o consumidor não precisa esperar o prazo de 30 dias para reparo. Assim que constatado o defeito, é dever do fornecedor trocar ou devolver imediatamente a quantia paga pelo cliente. |
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