sábado, 18 de agosto de 2018

ATENÇÃO PROFESSORES (AS) >> Presidente da CNTE chama trabalhadores/as em educação para boicote a nova BNCC

Resultado de imagem para Presidente da CNTE chama trabalhadores/as em educação para boicote a nova BNCC
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), professor Heleno Araújo, está convocando os/as trabalhadores em educação de todo o Brasil para fazer um boicote a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). 
O objetivo do boicote é rechaçar a BNCC proposta pelo Ministério da Educação (MEC) que será enviada as escolas de ensino médio do Brasil por meio de um questionário. A CNTE e outros setores ligados a educação avaliam que a nova BNCC prejudicará o ensino médio público e o desenvolvimento da educação em sua totalidade.
Por sua vez, o SINTE/RN está fazendo o mesmo, chamando aos trabalhadores do Rio Grande do Norte. A orientação do Sindicato é que os trabalhadores não respondam ao questionário. 
Abaixo você pode ver 8 pontos que explicam por que a Base Nacional Comum Curricular proposta pelo MEC deve ser rejeitada:
1. TODAS AS DISCIPLINAS, exceto Português e Matemática, deixam de ser obrigatórias na atual BNCC! Com isso, esta “Reforma” causará DESEMPREGO EM MASSA entre professores (as).
2. Esta BNCC torna mais de 40% do currículo como “parte flexível”. Isso abre espaço para que as aulas desta “parte flexível” sejam oferecidas fora da escola, on line ou em institutos privados, podendo fazer de boa parte do Ensino Médio um “curso à distância”!
3. Abre espaço também para contratações de docentes pelo chamado “notório saber”, ou seja, sem formação pedagógica e específica na área!
4. Esta BNCC é apoiada por grandes empresas, como Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho e até bancos, interessadas em privatizar o ensino e obter investimentos públicos para gerir e lucrar com a educação!
5. A “consulta” para formular a BNCC não envolveu professores/as e sociedade, dando ouvidos apenas aos interesses empresariais e do alto escalão do governo!
6. Esta BNCC faz parte da “Reforma” do Ensino Médio, que está mais para contrarreforma, imposta através de Medida Provisória e tornada lei sem uma consulta democrática!
7. O governo Michel Temer quer aprovar a BNCC sem fazer uma ampla discussão com os setores da educação. Por isso, o MEC determinou que o dia 02 de agosto, esta quinta-feira, será o único dia para as escolas de ensino médio de todo o Brasil discutirem a proposta.
8. Segundo a CNTE, existem no Brasil cerca de 28 mil escolas de ensino médio, com 509 mil professores. Além disso, e o documento da Base Nacional Comum Curricular contém mais de 500 páginas. É inviável discutir essa proposta em apenas algumas horas, como o governo Temer quer impor.

Sem comentários:

Enviar um comentário