sábado, 18 de agosto de 2018

BUSCANDO ALTERNATIVAS >> Estudo mostra alternativas para abastecimento da Região Seridó

Os quase 6 anos seguidos de seca demonstraram a insegurança hídrica em que está imersa a população da região Seridó, do Rio Grande do Norte, assim como outras regiões do Estado. Demonstraram, também, a necessidade de implementação de uma política de recursos para a região. Órgãos como o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Piancó-Piranhas-Açu e a Agência Nacional de Águas (ANA) começam a trabalhar neste sentido.
Um Estudo de Concepção e Viabilidade Técnica de um projeto de sistemas adutores objetivando a garantia de suprimento de água para consumo humano e atividades produtivas no Seridó vem sendo trabalhado. Inicialmente, foi apresentado em Caicó no último dia 14 de agosto, em Currais Novos, no auditório da AMSO – Associação dos Municípios da Micro-Região Seridó Oriental.
O estudo foi feito e apresentados pela empresa ENGECORPS. Para ela, uma das premissas básicas é que, no futuro, se possam atender às demandas de todas as 24 cidades seridoenses através de uma interligação de sistemas adutores, assim como destinar água para o sistema produtivo regional.
O evento contou com a participação de gestores municipais, representantes de associações, entidades, e órgãos como a ANA – Agência Nacional de Águas, SEMARH – Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Piancó-Piranhas-Açu.
Para o Prefeito de Currais Novos, Odon Júnior, “É muito importante esta discussão para que a nossa região possa ter um planejamento e obras importantes que garantam a nossa segurança hídrica”. Tibério Pinheiro, Superintendente de Programas e Projetos da ANA, destacou a necessidade de uma solução definitiva para o abastecimento do Seridó, e que “o estudo traz algumas soluções e projetos importantes”. O Secretário da SEMARH, Mairton França, destacou a importância do projeto para atender à demanda das cidades seridoenses.
Fonte: http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário