domingo, 26 de agosto de 2018

Por que Fernando Haddad e Manuela D'Ávila vão ganhar

Fernando Haddad e Manuela D'ávila explicam acordo entre PT e PC do B nas eleições (Ricardo Stuckert)
Créditos da foto: Fernando Haddad e Manuela D'ávila explicam acordo entre PT e PC do B nas eleições (Ricardo Stuckert) 
Os especialistas em eleições não assistem TV aberta. Não frequentam terminal de ônibus. Não batem papo com o Claudião do posto e a Marcinha da padoca. Não assistem vídeo de funk no YouTube
No começo do ano o discurso era “a economia vai melhorar e com isso um candidato reformista, que dê continuidade ao governo Temer, terá grande chance de emplacar”.
Incontáveis matérias com a palavra “retomada” no título. O mercado financeiro celebrava. Mas era só sair na rua, longe dos guetos dos ricaços, para ver o aumento das placas de “Aluga-se”.
Foi muita pesquisa, muita estatística, muita teoria. E pouco pé no chão, pouca sola de sapato gasta. Por isso os experts, inclusive alguns cardeais da imprensa, erram tanto. A retomada não veio, a pauta de Temer foi rejeitada. O próprio FHC disse com todas as palavras: “Quem for o candidato do mercado vai perder”. Em uma única coisa os experts acertaram, inicialmente: o eleitor em 2018 quer o novo.
Mas depois voltaram atrás. Quando Luciano Huck, Joaquim Barbosa e gente como Amôedo não decolaram, o consenso foi que a eleição ficaria entre os velhos, a polarização habitual, mais do mesmo.
Pois bem: Em 2018, o novo são Haddad e Manuela. Porque parecem o novo.Porque são desconhecidos da imensa maioria da população. Porque são jovens. Porque sorriem.
E isso conta muito no Brasilzão verdadeiro, que assiste TV, ouve música sertaneja e evangélica. Lembrando que a maioria dos eleitores é jovem. E mulher.
Haddad e Manuela fazem Geraldo Alckmin e Ana Amélia parecerem os velhinhos vilões da novela. Ultrapassados, cinzentos, ranzinzas.
E Ciro e Marina? Coadjuvantes, jamais protagonistas.
E Bolsonaro? É o típico capanga falastrão da novela!
Para completar, Haddad e Manuela têm ao seu lado um vovô do bem. Injustiçado. Que já fez muito pelos pobres. E hoje promete retornar para trazer os bons tempos pro povo. Lima Duarte como o padim Lula!
A TV, a fé e o marketing nos ensinam que a esperança sempre vence. Que o bem está do lado dos belos. Que o novo é melhor que o velho. Propostas, promessas, isso é tudo detalhe.
A gente escolhe as coisas muito mais pelo coração do que pela razão. Uma imagem fala mais que mil palavras. A foto diz tudo. O casal 20 sorrindo, Lula abençoando. O Brasil Novo, feliz de novo!
E é por isso que Haddad e Manuela vão ganhar.
Publicado originalmente no Poder 360

Sem comentários:

Enviar um comentário