"A Caatinga nordestina continua a nos surpreender. A maior floresta seca neotropical conta novos segredos cada vez que a ciência se debruça sobre seus tesouros biológicos e culturais. Cresce o número de espécies endêmicas conhecidas, o registro das interações planta-animal sofisticadas, as conexões históricas com outros ecossistemas tropicais, a importância dos recursos da vegetação para a qualidade de vida do sertanejo. Mas cresce, também, o nosso entendimento sobre os processos que ameaçam esse patrimônio global e que podem minar, definitivamente, a possibilidade do semiárido nordestino alcançar uma sociedade sustentável na sua dimensão ecológica, econômica e social.
A Caatinga precisa sair do imaginário coletivo como local de terra arrasada e de pessoas em extrema dificuldade. Neste Núcleo Temático dedicado à Caatinga, apresentamos ao leitor um panorama informativo, mas também provocador, sobre esse ambiente único através de seis artigos."
Link do número temático do periódico Ciência e Cultura: http:// cienciaecultura.bvs.br/ scielo.php?script=sci_issue toc&pid=0009-672520180004& lng=pt&nrm=iso
Imagem: A Caatinga na visão de Carl Friedrich Philipp von Martius, Flora Brasiliensis, 1840, Juazeiro BA
Extraído da página do Facebook de Paulo Henrique MarinhoAliança Caatinga
Sem comentários:
Enviar um comentário