Um ato simbólico marcou o início de um plano que pode dar uma cara nova a Natal nos próximos anos. O prefeito Álvaro Dias plantou, na terça-feira (21), três árvores no canteiro central do anel viário do Campus da UFRN, parceira de um projeto que está em fase experimental e que quer plantar 20 mil árvores na capital potiguar.
Nessa fase experimental do Plano de Arborização de Natal, já foram plantadas as primeiras 106 espécies de um total de 20 mil que serão distribuídas por toda a cidade a partir do dia 5 de junho, dia internacional do Meio Ambiente.
Mudas de Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo e Pau Ferro foram plantadas. A elas se juntarão Graibeiras, Oitis e outras espécies que já demonstraram, na prática, adaptação às condições climáticas e de solo em Natal.
COBERTURA VEGETAL
Segundo dados apresentados pela UFRN, que faz parte da parceria para a arborização da capital, Natal está entre as capitais com menor cobertura vegetal no País. Essa realidade interfere diretamente no microclima da cidade.
Para mudar essa realidade, algumas centenas de mudas já estão prontas e os locais para plantio estão sendo escolhidos com a participação de técnicos da UFRN e da Prefeitura de Natal.
Seguindo as orientações técnicas, o município realiza processo de semeadura e formação das mudas até que elas estejam com altura de aproximadamente 80 cm. Todas as mudas serão identificadas e deverão ter um “tutor”, ou seja, a população poderá adotar uma árvore. Também serão produzidos garajais para proteção das espécies plantadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário