segunda-feira, 27 de maio de 2019

PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL >> Ipea debate políticas regionais e urbanas em Natal (RN)


image.png


XVIII Enampur reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o país a partir do dia 28
De 28 a 31 de maio, Natal será sede do XVIII Enanpur, mais importante evento sobre planejamento urbano e regional do país, que acontece a cada dois anos. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) contribuirá nas discussões e reflexões com apresentação de diversos estudos. Também promoverá o Simpósio Água, Poder e Território.
O Simpósio, que será realizado na quarta-feira, 29, visa fomentar o debate em torno de alternativas que contribuam para alcançar uma gestão compartilhada da água, não restritas e limitadas pela esfera jurídico-legal. O encontro será dividido em três temas: Água e Conflitos Socioambientais; Políticas Territoriais e Gestão da Água; e Pelo Direito à Água.
Vários artigos sobre desenvolvimento territorial e políticas urbanas serão apresentados pelo Ipea ao longo do evento. Na terça-feira (28), será a vez do estudo Quando o Desenvolvimento Regional se Torna Política de Estados: o caso dos Coredes e da Consulta Popular no Rio Grande do Sul, de autoria do pesquisador Igor Ferraz da Fonseca.
Na quarta-feira, 29, o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Aristides Monteiro, expõe sua pesquisa Aglomerações Industriais Relevantes: o que dizem sobre as desigualdades regionais no Brasil?.  No mesmo dia, Monteiro apresenta, em uma sessão especial, o dossiê Paradigmas Técnico-Econômicos e Reconfiguração Territorial, que será publicado na Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais e apresenta uma relevante contribuição para o debate atual das transformações produtivas da economia brasileira e suas manifestações. A revista reúne estudos e reflexões sobre mudanças tecnológicas e reverberações territoriais e chama a atenção para o desempenho da economia brasileira e a inserção do Brasil na economia global mediante essas mudanças.
Na quinta-feira, 30, o pesquisador Marco Aurélio Costa discutirá a publicação de sua autoria De crise e escalas: o novo municipalismo e as políticas públicas na contemporaneidade líquida. Neste mesmo dia, o pesquisador Cleandro Krause comenta seu artigo Provisão Habitacional da Classe Trabalhadora na República Velha e no Imediato pós-1930. Ainda na quinta, a rede Ipea participa da reunião do Projeto Governança e de uma sessão especial sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial.
O Ipea possui um parceria histórica com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur).“Levaremos importantes contribuições, como a interpretação das transformações produtivas da indústria nas regiões, a discussão renovada sobre gestão metropolitana, seus problemas políticos e federativos; e ainda o tema de mobilidade urbana, que é, sem dúvida, elemento de enorme interesse para a política de transportes públicos no país”, destaca Aristides Monteiro.
O XVIII Enanpur será realizado no Praiamar Natal Hotel e Convencion, em Natal (RN).
Confira mais informações sobre o encontro em http://anpur.org.br/xviiienanpur/

Sem comentários:

Enviar um comentário