sábado, 1 de junho de 2019

AGRICULTURA FAMILIAR E O COMBATE A FOME NO MUNDO >> Papa à FAO: Agricultura familiar, húmus para a humanidade



Em uma mensagem à FAO, apresentada na quarta-feira (29), o Papa Francisco apoia a abertura da "Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar" e diz que é uma ocasião “para erradicar a fome” e “tornar a sociedade mais consciente das necessidades dos nossos irmãos e irmãs”. “A família é onde se aprende a viver com os outros e a estar em sintonia com o mundo que nos rodeia”. Esta é uma passagem da mensagem que o Papa Francisco enviou ao diretor da FAO, José Graziano da Silva, por ocasião do início da Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028). “Uma iniciativa – escreve o Pontífice – que pretende cumprir o propósito Fome Zero 2030 e alcançar o segundo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: "Erradicar a fome, garantir a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover uma agricultura sustentável”.
O Papa recorda que “a família é formada por uma rede de relações”, é um “húmus frutuoso”, “modelo de partilha para uma agricultura sustentável, que têm consequências positivas não apenas no setor agrícola, mas também para toda a humanidade e a salvaguarda do ambiente”. Nela aplica-se o princípio da subsidiariedade, “um instrumento que regula as relações”, portanto a família – explica o Pontífice – pode colaborar junto com as autoridades públicas “para o desenvolvimento das zonas rurais sem transcurar o objetivo do bem comum e dando prioridade aos que mais precisam”.
Francisco não deixa de recordar “a contribuição específica do gênio feminino na agricultura familiar, uma contribuição significativa principalmente nos países em desenvolvimento porque as mulheres participam de “todas as fases da produção alimentar, do plantio à colheita, na gestão e no cuidado dos animais de criação e em todos os trabalhos mais pesados”. O Papa evidencia também a oportunidade de trabalho para os jovens no setor agrícola: “um setor que está se tornando estratégico para o interesse nacional de muitos países”, diz o Papa.
Fazer com que os povos tenham meios para erradicar a fome: é a exortação de Francisco que convida a unir os esforços, a trabalhar de modo tempestivo, com “uma abordagem que considere os direitos humanos fundamentais e a solidariedade intergeracional como base da sustentabilidade”. “Esta oportunidade de reflexão e de trabalho para a agricultura familiar com o objetivo de erradicar a fome – escreve o Papa – é um motivo para tornar a sociedade mais consciente das necessidades dos nossos irmãos e irmãs que não têm condições para isso”.

Fonte: www.vaticannews.va

Sem comentários:

Enviar um comentário