terça-feira, 22 de outubro de 2019

Saída da Petrobras do RN geraria crise econômica no Estado

noticeEm agosto deste ano, a Petrobras anunciou a venda de vários conjuntos de campo de produção terrestre e marítimo na Bacia Potiguar o que pode trazer uma série de retrocessos econômicos para o Rio Grande do Norte.

O RN já sofre com a falta de investimento industrial e uma repentina falta de recursos, ocasionando diretamente centenas de famílias que sofrem com o desemprego. A saída da estatal do Rio Grande do Norte agravaria muito mais essa situação, como conta Luiz Carlos, petroleiro aposentado e militante em defesa da Petrobras ‘’Defender a presença da Petrobras no nosso estado não é apenas uma questão corporativa e ideológica, é, sobretudo econômica. Caso sejam confirmadas as vendas, vários petroleiros e petroleiras do RN ficarão sem emprego gerando uma crise agravante na economia do estado‘’, afirmou.

Além do RN, o desinvestimento da Petrobras no RN afeta todo o Nordeste. As medidas impulsionadas pelo governo de Jair Bolsonaro anunciadas no fim de setembro afeta outros estados da região, como por exemplo, o anuncio da paralisação das obras da construção das refinarias do Ceará e do Maranhão, que gerou interesse do capital estrangeiro em assumir o controle da produção do petróleo.
Segundo uma matéria da Carta Capital, a venda de ativos e falta de investimentos soa como retaliação a região Nordeste, pois as medidas apontam para um forte redirecionamento geográfico na atuação da Petrobras, concentrando-se apenas na região sudeste.

O Desmonte da Petrobras no RN e no Nordeste é mais uma medida cruel de Jair Bolsonaro e seu governo contra o povo nordestino.

Sem comentários:

Enviar um comentário