sábado, 18 de julho de 2020

CIDADANIA >> A sociedade branca e o medo da arte como instrumento de libertaçã social

A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre
                                                       Foto: Geoff Caddick / AFP

No início de junho, em Bristol, na Inglaterra, durante uma manifestação, um grupo de ativistas derrubou a estátua do traficante de escravos Edward Colston. O vídeo viralizou e iniciou um movimento de protestos contra homenagens a escravagistas e colonialistas. 

No último dia 15, a estátua de uma manifestante negra com o punho erguido foi colocada no lugar da do traficante de escravos inglês do século XVII. 

A homenagem, obra do artista Marc Quinn (@marcquinnart), leva o nome de “A Surge of Power” (Uma onda de poder, em tradução livre) e representa a manifestante Jen Reid.

DO BLOG: Esta última também foi retirada esses dias, dessa vez pela prefeitura local, sob a alegação de que ela não estava devidamente autorizada ser colocada naquele local.

Essa situação me lembra algo que ocorreu recentemente em Natal/RN, quando um muro em uma avenida da cidade  foi pintado com o rosto de várias personalidades da luta pelos direitos dos negros e também algumas vítimas da violência racista e a prefeitura local mandou imediatamente essa obra de arte ser coberta com tinta branca. Confira a matéria: https://professorcaninderocha.blogspot.com/2020/06/o-medo-da-arte-como-instrumento-de.html

Sem comentários:

Enviar um comentário