segunda-feira, 6 de setembro de 2021

PELO DIREITO Á VIDA >> Grito dos excluídos reunirá mais de 50 organizações, movimentos sociais e políticos para manifestação em Natal no 7 de setembro

O Feriado de Independência será marcado pelo retorno do Grito dos Excluídos em Natal. A manifestação, que não ocorre na capital potiguar desde 2013, volta a acontecer em meio ao caos provocado pela crise econômica, sanitária e política no país. O ato está marcado para o próximo dia 7, terça-feira, com concentração a partir das 9h, na Praça das Flores, no bairro Petrópolis, e saída às 10h em direção a Praia do Forte.

Não bastasse a pandemia, o povo brasileiro também é vítima de uma política econômica de morte, cujos dados se expressam no retorno do país ao mapa da fome, na alta da inflação (7%), no aumento do custo de vida (alta de preços da gasolina, do gás de cozinha, dos alimentos), nas altas taxas de desemprego, batendo a casa dos 15% de brasileiros desempregados, além do aumento da população em situação de rua, que ultrapassa o total de 221 mil pessoas”, anuncia o panfleto da manifestação.

Com o tema “vida em primeiro lugar”, o movimento ressurge em busca de participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda. Além disso, também pede a saída do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do vice dele, Hamilton Mourão (PRTB).

“Então é urgente já que que ah a vida do povo brasileiro seja devolvida”, afirma Aparecida Fernandes, representante do Movimento Nacional Fé e Política. Ela argumenta que não só a saída do atual governo é necessária, como a apresentação de novas alternativas para as populações mais vulneráveis do país. Essa é, segundo Fernandes, a cobrança do movimento.

Apesar do hiato de quase 10 anos, o Grito dos Excluídos de 2021 estará na 27ª edição. Aparecida lembra que o movimento é organizado pela igreja Católica e foi cessado após guinada conservadora dentro da própria igreja, em Natal.

Em 2013, o Grito, que é uma manifestação pacífica, foi interrompido por repressão policial, segundo registro do portal A Verdade. Na época, cerca de 800 pessoas estavam reunidas no ato tradicionalmente realizado no dia 7 de setembro, desde 1995.

Participam do Grito O Movimento Sem Terra, Pacto Pela Vida e Pelo Brasil, Movimento Laudato Si’, Movimento Nacional de População em Situação De Rua (MNPR), Marcha Mundial das Mulheres, partidos políticos de esquerda, Policiais Antifascistas, diversos sindicatos e parlamentares de Natal e do estado potiguar. Ao todo, são mais de 50 representatividades com participação confirmada no ato ocorre simultaneamente em diversas cidades do país.

Fonte: https://www.saibamais.jor.br/pelo-direito-a-vida-grito-dos-excluidos-reunira-mais-de-50-organizacoes-movimentos-sociais-e-politicos-para-manifestacao-em-natal-no-7-de-setembro/

Sem comentários:

Enviar um comentário