quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Notícias e Curiosidades...

Assembléia Legislativa do RN aprova obrigatoriedade de diploma na administração estadual

 

De autoria do deputado estadual Fernando Mineiro (PT), projeto foi aprovado por unanimidade pelos 19 deputados. 

 

Por Marília Rocha - Nominuto.com
O legislativo estadual aprovou na sessão desta terça-feira (23) o projeto que torna obrigatório que os cargos de jornalista na administração do Governo do Estado sejam preenchidos por jornalistas diplomados. Criado em maio deste ano pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e subscrito pelo deputado Paulo Davim (PV), o projeto foi aprovado por unanimidade na Casa.

O próximo passo agora é encaminhar o projeto para sanção e regulamentação do Governo do Estado. O artigo segundo do projeto diz que caberá às instituições responsáveis pela promoção dos concursos públicos estaduais incluírem nos seus editais a informação sobre a exigência do diploma de jornalismo.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Nelly Carlos, acompanhou a votação do projeto.

Para Fernando Mineiro, o projeto garante a valorização profissional dos jornalistas e traz benefícios para o trabalho no Governo do Estado. O mesmo projeto já foi aprovado na Câmara Municipal de Natal e é válido para os órgãos da Prefeitura de Natal.

A postura adotada pelo Rio Grande do Norte segue os outros estados do Brasil onde há exigência do diploma para o cargo de jornalista.

Números da AIDS cai após anos de alta 
Pela primeira vez em quase 30 anos da Aids, os números de novas contaminações começam a cair, assim como o de mortes, indicando que o pico da epidemia teria sido superado. No total, 56 países conseguiram estabilizar a doença ou até reverter a tendência, com uma queda da incidência do vírus. Mas nada disso significa que a guerra foi vencida. A falta de recursos pode agora ameaçar esses avanços e 10 milhões de pessoas com Aids ainda não têm acesso aos remédios. Sem novos recursos, os 5 milhões hoje com acesso aos medicamentos também poderão ficar sem. 
Os dados foram publicados ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorados em todo o mundo como o primeiro sinal real de que os esforços bilionários dos últimos anos começam a surtir efeitos. “Pela primeira vez, podemos dizer que estamos quebrando a trajetória da Aids. Freamos a epidemia e começamos a revertê-la. Um número menor de pessoas está sendo infectado e um número menor está morrendo”, afirmou o diretor-executivo da UnAids, Michel Sidibé.

Escritor pede incentivo para a literatura potiguar

O escritor e publicitário Públio José está em campanha para incentivar a literatura potiguar. Ele foi um dos  entrevistados do Repórter 98, da 98 FM, nesta terça-feira (23). Apesar dos avanços, a literatura potiguar ainda não tem o reconhecimento merecido.

De acordo com Públio, ainda existe muito preconceito em relação à literatura potiguar. “Os livros de autores potiguares vendem muito bem nas livrarias. Porém, ainda existe muita dificuldade. Algumas livrarias nem expõem títulos de autores da terra”.

O publicitário está em campanha e já conta com o apoio de vários segmentos da sociedade. De acordo com dados coletados de janeiro até setembro desse ano, a maior livraria da cidade vendeu 11 mil livros, correspondentes a 580 títulos de autores do Estado.

Outras informações sobre a campanha e como ajudar a divulgá-la podem ser obtidas através de Públio José, no endereço eletrônico: publiojose@gmail.com.

Dia do samba homenageia Noel Rosa

O samba irá invadir o Palácio da Cultura, antiga sede do Governo Estadual, nesta sexta-feira (26), a partir das 18h. É o Dia do Samba, que apesar de ser comemorado dia 2 de dezembro, será celebrado antecipadamente na capital potiguar, por causa do Carnatal, que se realizará entre os dias 2 e 5 de dezembro. A atividade recebe apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes - Funcarte e também compõe o programa de eventos do Natal em Natal. A edição deste ano irá homenagear Noel Rosa, que se estivesse vivo, completaria 100 anos de idade no dia 11 de dezembro.

O Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro. A data foi criada por iniciativa de um vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso, que havia composto "Na Baixa do Sapateiro" embora sem ter conhecido a Bahia. Assim, 2 de dezembro marcou a primeira visita de Ary Barroso a Salvador. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas em Salvador, mas acabou transformado em data nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário