segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PT vai ao Fórum Social Mundial buscar parcerias com partidos africanos


Integrante da delegação petista ao Fórum Social Mundial, a secretária nacional de Combate ao Racismo, Cida Abreu, vê a realização do encontro na África como uma oportunidade para os afrodescendentes brasileiros refletirem politicamente sobre o fato de que parentes seus, mesmo hoje distantes, vivem nos países africanos. O Fórum acontece de 6 a 16 de fevereiro em Dakar, no Senegal.

A delegação do PT tem como principal tarefa no Fórum a construção de relações com os partidos de esquerda do continente. Cida Abreu observa que este diálogo se dá em um momento privilegiado do cenário político: em vários dos 54 países da África o povo está nas ruas exigindo democracia e liberdade de organização e expressão.

Além do Fórum, a determinação da ONU de que 2011 seja o Ano Internacional dos Afrodescendentes é vista por Cida Abreu como um reconhecimento do papel da população negra, no mundo todo. No caso do Brasil, as estatísticas apontam que o nosso país é o que tem o maior número de pessoas afrodescendentes fora da África. O segundo seria Estados Unidos e o terceiro a Colômbia.

A secretária de Combate ao Racismo também indica quais são os temas mais importantes da agenda setorial neste ano.

Fonte: Portal do PT.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário