sábado, 2 de abril de 2011

Conta de energia poderá subir, em média, 11,6%

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) propôs um reajuste médio de 11,6% para a conta de luz no estado, mas ainda dependerá do sinal verde da Agência Nacional de Energia Elétrica para saber quanto, de fato, poderá cobrar a mais na fatura. Independentemente do percentual que for autorizado pela agência reguladora, entretanto, já é certo que todos os clientes da companhia – número que chega a 1,131 milhão - serão afetados pelo aumento tarifário, diz o superintendente de Regulação da Cosern, Estevam Mosca. O ajuste nas contas será fechado no dia 19 deste mês e passa a ser aplicado a partir do dia 22. 

 Por meio da assessoria de imprensa, a Aneel explica que o aumento de tarifas no setor leva em conta a inflação medida pelo Índice Geral de Preços do Mercado, da Fundação Getúlio Vargas (IGP-M), dos últimos 12 meses, e também os gastos da distribuidora com compra e transporte de energia e o pagamento de encargos setoriais, previstos em lei. A proposta feita pela Cosern não será, necessariamente, acatada.


“A área de regulação econômica da Aneel faz seu próprio cálculo para chegar ao número”, diz a Agência reguladora, acrescentando que o índice autorizado pode ficar abaixo ou acima do pleiteado pela distribuidora. Só na reunião do dia 19 de abril a Aneel também definirá os aumentos por faixa de consumo, ou seja, o que será pago por consumidores de baixa tensão – as residências - e pelos de alta tensão, como é o caso das indústrias. No ano passado, a conta dos consumidores residenciais sofreu reajuste de 8,33%. A das indústrias, subiu em média 7,18%.
Pelo calendário de reajustes anuais da Agência Nacional de Energia Elétrica, as tarifas de energia de dez distribuidoras serão atualizadas em abril. Além das que estão em vigor no Rio Grande do Norte, aumentarão as tarifas da Companhia Energética de Minas Gerais S/A (Cemig), da Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat), da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL -SP), da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul S/A (Enersul), da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, da Usina Hidro Elétrica Nova Palma Ltda (Uhenpal), da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), da Energisa Sergipe - Distribuidora de Energia S/A (ESE) e da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

As empresas encaminham à Aneel o pleito de reajuste. O índice é usado como referência para análise da área técnica da Agência, que define, posteriormente, em reunião pública da diretoria, os percentuais a serem aplicados. O reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização das tarifas previstos nos contratos assinados entre as empresas e a União.

Sem comentários:

Enviar um comentário