terça-feira, 24 de maio de 2011

Caos no RN: greves em várias categorias causam transtornos aos potiguares

Fonte: Jornal Diário de Natal

O natalense que precisou utilizar o transporte público para ir ao trabalho ou à escola ontem vivenciou horas de caos na capital potiguar devido à greve de motoristas e cobradores de ônibus de Natal. O cenário, ao longo da manhã, envolvia engarrafamentos, paradas lotadas, chuva, além da longa espera dos usuários pela chamada frota de emergência.

Aumento

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) entrou com um pedido, na manhã de ontem, junto ao Tribunal Regional do Trabalho, pedindo que a frota de emergência passe a ser de 60% do efetivo de ônibus disponíveis. "Algumas empresas tiveram problemas com atrasos nas saídas dos ônibus, pois os motoristas demoraram a chegar aos seus locais de trabalho. Com esse pedido, esperamos regularizar o atendimento", explica Augusto Maranhão, diretor de comunicação do sindicato patronal.

Estado terá 10 categorias paradas nesta semana

A lista de categorias em greve no Rio Grande do Norte vai aos poucos aumentando e colocou, mais uma vez, o estado entre os assuntos mais comentados no twitter. Na tarde de ontem, a expressão "#RioGrevedoNorte" chegou a ser a segunda mais citada na rede social em todo o país. Enquanto isso, o potiguar, que já sofre com a greve de médicos estaduais - que devem paralisar totalmente no dia 1º de junho -, professores e da Polícia Civil, ambos por tempo indeterminado, poderá deparar-se com uma lista de dez categorias de servidores com os braços cruzados até o próximo final de semana.

Além desses serviços, também estão prestes a entrar em greve os servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN), do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN), da Junta Comercial do RN (Jucern), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema/RN), das Centrais do Cidadão e os servidores técnicos da Secretaria Estadual de Tributação (SET). Todas as paralisações, com exceção a daJucern, que será apenas de advertência, entre amanhã e sexta-feira, são por tempo indeterminado. Os servidores da Emater devem parar no dia 25, enquanto que o Idema deverá fazer o mesmo um dia depois.

O principal pedido dos servidores dos órgãos da administração indireta é o pagamento do plano de cargos, carreiras e salários da categoria. De acordo com Santino Arruda, diretor do sindicato da categoria, a maioria das categorias só recebeu 30% dos pagamentos.

Categorias em greve e suas reivindicações
Motoristas e cobradores de ônibus - Aumento unificado de 13,98% no salário de motoristas e cobradores; plano de saúde, adicional de antiguidade e aumento no vale-alimentação.

Polícia Civil - Aplicação da lei de reestruturação da carreira dos agentes policiais; nomeação dos concursados; retirada dos presos das delegacias; transformação da "quentinha" para vale-refeição.

Médicos do Estado - Incorporação salarial de 50% da gratificação de R$ 2.220,00 em maio.

Detran, Idema, Emater, Jucern, técnicos da SET, Centrais do Cidadão - Pagamento das parcelas de aumento salarial previstas no plano de cargos, carreiras e salários.

Professores da rede estadual - Equiparação salarial com a administração direta estadual - aumento de 30%

Sem comentários:

Enviar um comentário