quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cultura Popular

Festival de Repentistas do Nordeste em Mossoró reúne participantes de quatro estados da região na disputa por R$ 6 mil   

Começa hoje a 11ª edição do Festival de Repentistas do Nordeste. As apresentações serão iniciadas partir das 20h, na Praça de Eventos. O festival conta este ano com quatro duplas concorrentes, de estados como Pernambuco, Paraíba, Ceará, além do Rio Grande do Norte. "Este ano, iremos promover o encontro de cantadores de uma geração mais recente", afirma Aldaci de França, coordenador do evento.

As duplas que participam da competição irão se apresentar durante as duas noites do festival, disputando a premiação no valor total de R$ 6 mil, divididos entre as quatro duplas concorrentes. "Será uma disputa de pontos corridos, onde vence aquele que somar a maior quantidade de pontos nas duas noites", explica Aldaci de França.

Além da apresentação dos cantadores, o público também poderá conferir a participação de artistas locais, como declamadores e cordelistas, como Antônio Francisco, e emboladores de coco e cancioneiros da cidade. "O festival é uma forma de propagar ainda mais a cantoria e abrir as portas do mercado para esses cantadores, que têm seu trabalho divulgado", ressalta o coordenador do evento.



Os cantadores irão abordar em suas apresentações temáticas como a sustentabilidade, educação e violência. "Esses festivais estimulam a literatura oral cantada, que muitas vezes é tratada pejorativamente. Nosso objetivo é mostrar a autenticidade e legitimidade dessa cultura", reforma Aldaci de França.

Participam do festival as seguintes duplas: Moacir Laurentino e Zé Cardoso, Jonas Bezerra e Acrísio de França, Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, Eralmo Ferreira e Antônio Silva. A expectativa dos organizadores é que o evento seja prestigiado por aproximadamente 800 pessoas. "Gostaríamos de convidar a todos os admiradores desse tipo de literatura a comparecem ao festival", conclui o coordenador Aldaci de França.
Fonte: Jornal O Mossoense
 

Sem comentários:

Enviar um comentário