quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pesquisas da Ufersa serão destaque em rede nacional

Fonte: Jornal O Mossoroense 

Neste sábado, 18, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) será destaque nacional pela Rede Globo de televisão através do programa Globo Universidade. Diversas pesquisas desenvolvidas na instituição serão exibidas no programa, a partir das 7h.

De acordo com o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, o programa percorre as universidades do país que têm potencial para mostrar desenvolvimento tecnológico. "Aqui eles buscaram enfatizar os trabalhos de pesquisa de grande impacto para o semiárido. Foram escolhidas a agricultura irrigada, com ênfase na fruticultura, as nossas pesquisas na apicultura referência no Brasil e o trabalho de melhoramento genético", explica o reitor.

Entre as atividades científicas que vão ao ar, o Globo Universidade vai mostrar as pesquisas com melão, coordenadas pelos professores José Francismar de Medeiros, Glauber Henrique, Vander Mendonça e Elton Araújo. Além disso, serão expostas pesquisas com a cultura do tamarindo, coordenada pelo professor Gleidson Marques, e pesquisas sobre novas técnicas agroflorestais, sob orientação do professor Paulo Sérgio.

O programa irá destacar também a experiência do engenheiro agrônomo Ulisses Augusto, graduado pela Ufersa e que hoje atua profissionalmente na Agrícola Famosa.
 
A equipe também colheu depoimento dos alunos sobre a participação deles nos projetos de pesquisas para a formação acadêmica, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação.

Josivan Barbosa ressalta que para a Ufersa é muito importante essa exibição em rede nacional, já que a Universidade não dispõe de um suporte para divulgação nessas proporções junto aos grandes órgãos de comunicação. "A vinda do programa à Universidade vai torná-la mais conhecida no país como um todo. Recebemos a equipe com muita satisfação", destaca.

A equipe do programa Globo Universidade realizou as entrevistas em campo e nos laboratórios da Universidade. Já a gravação de encerramento ocorreu na Fazenda Experimental com a participação do professor Eudes Cardoso e de estudantes de graduação e pós-graduação. O programa vai ao ar a partir das 7h e terá reprise às 15h30, no canal fechado Globo News. 

Sem comentários:

Enviar um comentário