terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto Cinemóvel chega ao Rio Grande do Norte

O primeiro contato com a Sétima Arte ninguém esquece. Principalmente quando as chances de ver um novo filme na "telona" são mais difíceis. É o caso dos moradores da comunidade rural de Laranjeiras do Abdias, a 25 quilômetros do centro de São José do Mipibu. Na manhã de ontem eles viram chegar um caminhão transportador de sonhos; uma espécie de cinemóvel de 4,5 metros de altura por 2,6 metros de largura. No interior, 30 poltronas, ar-condicionado e uma tela de 120 polegadas capaz de hipnotizar a atenção de crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Conexão Cultural.

Laranjeiras do Abdias foi a primeira cidade a receber o projeto. Hoje, o cinemóvel estará no centro de São José de Mipibu. De lá, viaja para mais 30 cidades em nove estados brasileiros. A intenção é exibir filmes para mais de 11 mil crianças em 380 sessões de cinema. Na comunidade, as crianças tinham menos de 10 anos. São alunos do Centro Educacional Rural (Ceru) - escola municipal. Foram selecionados pela Fundação Mipibu de Cultura. A contrapartida local é a hospedagem dos dois coordenadores do projeto, a divulgação e seleção das crianças.

Embora sejam os primeiros contemplados com o projeto, a reação já era esperada. "Desses alunos, nenhum entrou em um cinema. Pela experiência que temos com outros projetos, há cidades onde 70 a 80% dos alunos já tiveram esse contato", comentou o coordenador técnico do projeto, Alisson Bastos. Ao lado do produtor Alessandro Pavesi, rodam pelas estradas do Brasil e chegam aos locais mais difíceis, a exemplo do filme Cinema, Aspirinas e Urubus, do diretor Marcelo Gomes. Mas, ao invés de maquinário rústico transportado pela caminhonete, a tecnologia de ponta no interior do caminhão.

Quando o repórter abriu a porta de acesso à "sala de cinema" no interior do veículo, José Carlos, de oito anos, perguntou de pronto: "Posso buscar minha irmã?". Autorização dada e saiu em disparada do caminhão situado na lateral da escola, de onde voltou com Vitória, de seis anos, sentada no colo do irmão para assistir a última parte do filme O grilo feliz e os insetos gigantes (2009). Conta a nova estória do grilo azul. Agora, Grilo Feliz quer gravar um CD, mesmo desejo de uma divertida banda de rap formada por sapos, porém, ambos se deparam com a vilã Trambika, que pirateia suas músicas e acaba por unir sapos e insetos numa inesperada aventura.

Na segunda visita da reportagem ao interior do caminhão - iluminado apenas pela imagem da tela - Emily Vitória, 8, perguntou se podia sair. Disse que queria voltar pra sua casa, ali perto. Perguntada o motivo, ela ficou calada, emudecida. Parecia com vergonha de falar. "Sim, o filme era bom". "Gostei mais da parte do menino montando o robô". "Não, não me assustei com nada". "Sai porque... porque estava muito frio", disse se abraçando e cheio de vergonha. Corpo já mais aquecido, pediu pra voltar e assistir o final do filme. Além dos dois ar-condicionados, o caminhão também dispõe de isolamento acústico e acesso e duas poltronas para cadeirantes.

Iniciativa

O projeto Conexão Cultural Tigre/ICRH - Cinemóvel, do Gira Brasil 2011 é uma iniciativa do Ministério da Cultura patrocinado pela empresa Tigre, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Viajará do Rio Grande do Norte a Santa Catarina com sessões em diversos horários. Hoje e amanhã, estará na Praça da Saudade, no centro de São José de Mipibu (sessões às 8h, 10h, 13h30, 15h30, e 19h30 apenas amanhã) . Em seguida, a ação aporta em Goianinha, para mais dois dias de exibição, ao lado do Ginásio Poliesportivo.

A platéia do projeto vai assistir obras como O bem amado, regravação do clássico televisivo dos anos 70, O ano em que meus pais saíram de férias, Chico Xavier, entre outras, sempre com respeito à censura imposta pelo filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário