sábado, 13 de agosto de 2011

Feira do Livro de Mossoró

Presidente da Academia Paulista de Letras é o convidado especial do quinto dia da Feira do Livro

Fonte: Jornal O Mossoroense
feira_do_livro_4Considerado o maior evento literário da cidade, a Feira do Livro de Mossoró chega ao seu quinto dia. Entre os destaques da programação de hoje está o bate-papo, a partir das 20h30, com o presidente da Academia Paulista de Letras, Antonio Penteado Mendonça, e o presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, Diógenes da Cunha Lima. Eles debaterão o sentido de uma Academia de Letras no século 21. O debate acontecerá no Circo da Luz, um dos espaços mais solicitados do evento.O Circo da Luz recebe ainda, às 18h30, o cantor e compositor Genildo Costa, que fará uma apresentação musical em forma de recital.
No Espaço Literário, o público poderá participar de uma conversa, às 17h, sobre cinema e produção audiovisual, com Ana Lúcia Gomes, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Decom/Uern). Ana Lúcia é produtora cultural com realizações em projetos de audiovisual, tendo coordenado os projetos Curta Mossoró e Mossoró Audiovisual.


Logo após o bate-papo com a professora Ana Lúcia, o empreendedorismo será discutido no Espaço Literário, através de uma palestra com o consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rafael Demétrius, que debaterá com o público a Educação Empreendedora.

Na sequência, os presentes acompanharão, ainda no Espaço Literário, um bate-papo sobre literatura na web, com a participação de um dos fundadores da Editora Jovens Escribas, Patrício Júnior, com o editor do blog Substantivo Plural, Tácito Costa, e com Jotta Paiva, cronista mossoroense e organizador do blog Aspirinas & Urubus e da revista Cruviana.
Às 19h, a escritora Ana Cecília Aragão Gomes lança, no estande Potylivros, o título: "Campo e contracampo do corpo".
Os estandes de visitação estarão abertos ao público a partir das 16h, sendo que as atividades serão encerradas às 22h. 
Forte presença de público jovem surpreende organizadores do evento

Com programação diversificada, a 7ª edição da Feira do Livro tem atraído um número significativo de jovens ao espaço. De acordo com o organizador do evento, Rilder Medeiros, a participação desse público era uma lacuna que precisava ser preenchida. "Sentíamos falta dos jovens, e acreditamos que este ano a estratégia deu certo, pois essa participação está acontecendo de forma surpreendente", afirma.

A estratégia a qual o organizador se refere é a diversificação dos convidados que fazem parte da Feira. "Começamos o evento com Lobão, que apesar de não ter seu trabalho direcionado a esse público específico, conseguiu atrair uma grande quantidade de jovens, e tivemos também Frei Betto, que reuniu um público heterogêneo", conta Rilder Medeiros.

Ainda segundo o organizador da Feira, a participação dos jovens pode ser acompanhada também nas redes sociais. "Se você pesquisar no Twitter, por exemplo, vai ver inúmeros comentários sobre o evento, pois há uma força muito grande nas redes sociais", destaca, acrescentando: "A Feira é feita para a família inteira, e já tínhamos uma participação muito forte de crianças e adultos, agora temos também a presença marcante dos jovens", conclui.
Registros de repórteres fotográficos do jornal O Mossoroense serão expostos na Feira
O estande do jornal O Mossoroense e rádio FM 93 (Rede Resistência de Comunicação) e Fundação Vingt-un Rosado continua oferecendo ao público da 7ª edição da Feira do Livro de Mossoró uma programação diversificada. Hoje os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos repórteres fotográficos Luciano Lellys e Habner Weiner.

Em uma mostra fotográfica serão expostas dez fotografias que retratam diferentes situações e contextos.
De acordo com Habner Weiner, que há cinco anos é um dos responsáveis pelas imagens que ilustram as páginas do O Mossoroense, o convite para apresentar seu trabalho em um evento como a Feira do Livro foi recebido com surpresa. "Representar na Feira do Livro, pela primeira vez, um veículo que está há tanto tempo no mercado é uma surpresa pra mim. Serão cinco fotos que mostram uma diversidade que vai desde fotografias de crianças até flagrantes", conta o profissional.

Repórter fotográfico do jornal O Mossoroense há 23 anos, Luciano Lellys diz que as fotos que serão apresentadas fazem parte de seu trabalho diário. "Algumas já foram publicadas, outras são inéditas", explica, acrescentando ainda: "São fotos que retratam, por exemplo, uma enchente no rio Apodi/Mossoró, o pôr-do-sol, a natureza".

No estande o público poderá participar ainda de sorteios de brindes, livros e assinaturas do jornal O Mossoroense, e acompanhar, a partir das 19h, o lançamento do livro "Viola na Escola", de autoria do poeta Aldivan Honorato.

Sem comentários:

Enviar um comentário