sábado, 13 de agosto de 2011

Dia D contra a paralisia infantil é hoje

Hoje 13 de agosto, é o Dia D de mobilização da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil. A meta é imunizar 95% das 19.629 crianças de 0 a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Em todo o Rio Grande do Norte, são 241.152 crianças nessa faixa etária.
Todas as unidades básicas de saúde estarão funcionando das 8 às 17h, além de postos extras de vacinação. "Foi montada uma estrutura onde os pais encontram um posto de vacinação em seu bairro.

O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Porém, observa -se que é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países.

SARAMPO Também neste sábado, todas as crianças com idades entre 1 ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas contra o Sarampo, inclusive aquelas que já foram vacinadas anteriormente. O objetivo da campanha é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador da doença, uma vez que, neste momento, há surto na Europa. De acordo com a OMS, desde janeiro, já foram registrados mais de 12 mil casos.

Para o Rio Grande do Norte, foram destinadas 350.640 doses da vacina tríplice viral (contra o sarampo).
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário