sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Programação no Rio marca Dia Mundial da Fotografia

Uma série de atividades, quase todas gratuitas e abertas ao público, marca hoje (19), no Rio, o Dia Mundial da Fotografia. A programação, que abrange mostras, projeções audiovisuais e debates, será realizada no Ateliê da Imagem, espaço cultural localizado no bairro da Urca, na zona sul da cidade, e dedicado ao ensino e ao fomento da fotografia como arte.

A instituição do Dia Mundial da Fotografia em 19 de agosto se deve ao fato de que nessa data, em 1839, o francês Louis Daguerre obteve o reconhecimento científico do processo que inventou o daguerreótipo (processo fotográfico feito sem uma imagem negativa). Apresentado na Academia Francesa de Ciências, o processo foi o primeiro da fotografia a ser popularizado no mundo inteiro.

A fotografia, porém, é atribuída a vários inventores, como explica a diretora artística do Ateliê da Imagem, Patricia Gouvêa. "Na época, essa busca por registrar imagens estava no imaginário das pessoas, em diversas partes do mundo, e um desses inventores foi o francês radicado no Brasil Hercule Florence, que hoje já consta nos livros de história da fotografia, graças às pesquisas feitas pelo professor Boris Kossoy". 

Florence vivia na então Vila de São Carlos, hoje a cidade de Campinas (SP). Em 1833, seis anos antes de Daguerre apresentar seu invento na Academia Francesa, ele já tinha conseguido registrar imagens, por meio de um processo que chamou de photographie. "Ele foi o primeiro a cunhar esse termo que é usado até hoje", ressalta Patricia Gouvêa. 

A programação no espaço cultural começa às 14h30, com uma leitura de portfólios, a única atividade paga. Depois, com início às 16h, será realizada a Fotofeira, intervenção artística numa barraca de feira-livre, concebida como espaço de exposição de caráter itinerante. Nos meses de junho e julho últimos, a barraca participou do FotoRio 2011, a bienal de arte fotográfica da cidade, tendo sido armada na Feira de Antiguidades da Praça Quinze, no centro.

A partir das 16h, cada sala do Ateliê da Imagem vai abrigar uma projeção audiovisual de projetos organizados por alunos, ex-alunos e professores do espaço. Um deles, Estendal, tem como curadores nomes como Walter Firmo, Milton Guran e Cláudia Buzzetti.

Encerrando a programação, será realizado às 19h30 um debate sobre a obra do fotógrafo americano Alfred Stieglitz, reunindo os pesquisadores Pedro Karp Vasquez e Andreas Valentim e o artista visual Marco Antonio Portela. Stieglitz foi um dos grandes defensores da fotografia como forma de arte.  Nas primeiras décadas  do século 20, em Nova York, onde mantinha uma galeria de arte, apresentou pela primeira vez nos Estados Unidos artistas da vanguarda europeia, como Auguste Rodin, Henri Matisse e Pablo Picasso, entre outros.
 
Fonte: Agência Brasil
 
Nota do Blog: Nossos parabéns a todos os profissionais que realizam essa tão importante atividade em tanto em nossa cidade como tambémem todos ou lugares.

Sem comentários:

Enviar um comentário