terça-feira, 16 de agosto de 2011

Refletindo sobre Educação: Teoria e prática

Para aqueles que são pedagogos ou mesmo os que cursaram apenas o "antigo" magistério, a figura de Paulo Freire é, ou pelo menos, deveria ser uma referência.

O motivo do título desse texto o qual escrevo nesse momento em que a nossa categoria (educação) luta através das entidades de classe  por nossos direitos, deveria servir para nos mostrar que não adianta apenas admirarmos a pedagogia ou a figura de Paulo Freire de forma abstrata. Ele teve em toda sua vida uma marca concreta que fez dele a referência que é: a de lutador pelas causas sociais, sobretudo a educacional. E a partir dessa afirmação surge um questionamento: e nós com isso?

Algumas reflexões:
Quantas vezes, por vários motivos, alguns esquecem que são professores e deixam de ser solidários à luta dos companheiros de classe? e mais tarde, quando precisarem desses direitos que agora ajudam a negar?

Hoje muitos de nós, somos professores, formados, especialistas e até assumindo outras funções, porém não devemos esquecer ou nos afastar de tudo aquilo que estudamos e até aprendemos sobre a importância da luta de Paulo Freire por uma Educação verdadeiramente cidadã.  E em momentos como esse é que precisamos assumir uma postura ética, coerente e cidadã com a realidade a qual estamos inseridos, tornando-se necessário para isso que reflitamos sobre nossa teoria X prática, pois muita vezes ouvimos e também até repetimos que: "a neutralidade não existe e que a luta é necessária para que venhamos a conseguir o que é nosso por direito, pois somos conhecedores de que:  Cidadania não se dá, se conquista".

Mediante as afirmações acima citadas, que muitos acham bonitas e às vezes até as usam quando os convém, faz-se necessário algo mais, para que as mudanças que julgamos necessárias e que dizemos querer, comecem verdadeiramente a acontecer, caso contrário estaremos apenas transvestidos de "intelectuais", "formadores de opinião"..., que de nada vale para o fututo que acreditamos estar construindo.

Hoje o que temos visto e sentido dos governos estaduais e municipais com relação a educação, nada mais é do que a subtração de nossos direitos, o que vai totalmente contra os princípios da construção da cidadania e da democracia, que para chegar até a sala de aula deveria começar pelo respeito e pela valorização do professor, caso contrário, que referência esse profissional terá para repassar a seus alunos sobre valores como: respeito, justiça e igualdade?

Canindé Rocha - Professor da rede pública, membro da diretoria do SINTE/RN e vereador pelo PT/Lajes RN

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