sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Educação: A luta continua...

Professores e técnicos-administrativos da Uern não aceitam proposta do Governo do Estado e greve continua

assembleia_da_aduern_3Reunidos em assembleia na manhã de ontem, 18, professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiram dar continuidade ao movimento paredista iniciado no dia 31 de maio. A categoria não aceitou a proposta do Governo do Estado nos termos em que ela foi apresentada, mas deliberou uma contraproposta.

A contraproposta dos docentes prevê os prazos e os índices de reajustes indicados pelo governo, desde que aos percentuais sugeridos sejam acrescidos a variação da inflação acumulada no período.

No documento enviado pelo secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, escalona o reajuste em três parcelas: 10,65% para abril de 2012 (7,43% com acréscimo de 3% referente a 2011); 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014. Considerando o adicional de 3%, o acumulado até 2014 fica em 27,7%.

"Reconhecemos que as negociações avançaram, já que pela primeira vez a administração estadual apresentou um documento com valores e prazos claros. Essa proposta possui elementos que devidamente corrigidos podem ser aceitos pela categoria", explica o professor Flaubert Torquato, presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern).
Uma medida tomada pela Reitoria da Uern surpreendeu a categoria docente. Depois da rescisão de mais 160 professores substitutos, de acordo com a Aduern agora os docentes efetivos que exercem atividades nos Núcleos Avançados de Educação Superior tiveram as gratificações suprimidas, que corresponde a 40% do provento, uma espécie de incentivo para atuação nos núcleos de ensino. Com isso, os professores tiveram os salários reduzidos.

Para o professor Flaubert Torquato, a medida de corte comunicada pela Reitoria foi tomada devido a paralisação dos trabalhos. "Lamentamos a medida truculenta e sem amparo legal da Reitoria da Uern, pois os trabalhadores não podem ter seus salários reduzidos em período de greve. Isso é mais uma forma de punir os docentes, uma retaliação ao movimento", avalia o professor Flaubert Torquato.

A Aduern entende que os professores não podem ter seus salários diminuídos pelo fato de estarem fazendo greve. Diante disso, o sindicato vai acionar a Justiça contra o que interpreta como mais uma medida arbitrária e ilegal da Reitoria. "Assim como o desligamento dos professores substitutos, vamos mover uma ação contra isso, que se configura um corte ilegal de salário", informa o presidente da Aduern.  
 
Comperve emite nota adiando a realização das provas do PSV 2012
A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve), da Uern, informa aos estudantes que pretendem se submeter ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2012), para ingresso nos cursos de graduação da Uern, que ainda não há uma data oficial para a publicação do edital, devido ao movimento grevista das categorias docente, técnico-administrativo e discente, iniciado no dia 31 de maio passado.

"A greve tem trazido alguns transtornos ao PSV 2012. Para nosso cronograma ser executado dependemos do trabalho do corpo docente e técnico-administrativo", diz o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comperve.

De acordo com Egberto, a previsão é que, caso a greve seja encerrada nos próximos dias, o PSV 2012 será realizado no final de fevereiro ou março de 2012. O diretor da Comperve informa ainda que assim que as atividades acadêmicas forem retomadas, será amplamente divulgada nos meios de comunicação a data de publicação do referido edital.

Com relação às matrículas dos aprovados no PSV 2011, com entrada no segundo semestre letivo, as datas também serão definidas e divulgadas após o retorno das atividades acadêmicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário