segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Parque das Dunas completa 34 anos com festa

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Criado em 1977 como a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Rio Grande do Norte, o Parque Estadual das Dunas do Natal "Jornalista Luiz Maria Alves" completou 34 anos na última terça-feira, 22. Para comemorar a data, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema), preparou uma programação especial a ser realizada no Bosque dos Namorados neste domingo.

Funcionando a partir das 8 horas, o Parque abrirá seu centro de pesquisa, unidades de mostra e viveiros para os visitantes que desejarem saber um pouco mais sobre a fauna e flora local. Para os aventureiros, estão agendadas trilhas às 8h30 e 8h45, pelo período da manhã e às 14h e 14h30 durante a tarde. Quanto às crianças, essas poderão deixar a imaginação fluir com as atividades que ocorrerão na Oficina das Artes ao longo do dia.

Os destaques da programação ficarão por conta das apresentações musicais no anfiteatro Pau-Brasil, que prometem embalar o domingo festivo no Bosque dos Namorados. Às 10 horas, o espaço irá receber a "Confraria do Choro de Natal", relembrando sucessos desse tradicional ritmo brasileiro. O grupo é formado por músicos locais, profissionais e amadores, tendo em sua coordenação o violonista de sete cordas, Bruno Barros. A sua formação básica conta ainda com os músicos Cesinha (cavaquinho), Augusto Junior (violão), Luiz Américo (cavaquinho), Paulinho (bandolim), Dudu Campos, Leo e David (pandeiros e percussão em geral).

Pela tarde, a partir das 16 horas, sobem ao palco do anfiteatro os talentosos garotos da Ilha de Música, projeto musical criado em 2006 e desenvolvido com crianças e adolescentes da comunidade da África, na Redinha. O projeto atende jovens e crianças de 7 a 18 anos, com aulas de flauta-doce, percussão, teoria musical, piano, guitarra, bateria, contrabaixo elétrico e violão, além de oferecer assistência psicológica e aulas de inglês. O objetivo é resgatar jovens que vivem na zona de risco e inseri-los na sociedade. A entrada no Parque das Dunas custa R$ 1,00.


História


Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22/11/1977, sendo a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Estado do Rio Grande do Norte, o Parque das Dunas Luiz Maria Alves possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e exerce uma grande importância para a qualidade de vida da população da cidade de Natal.


 Os principais objetivos do Parque são: garantir a preservação e conservação dos ecossistemas naturais englobados; proteger recursos genéticos; possibilitar a realização de estudos, pesquisas, trabalhos de interesse científico e monitoramento; preservar sítios de valor histórico, arqueológico e geomorfológico; oferecer condições para lazer, turismo ecológico e realizações de atividades educativas e de conscientização ecológica.


Idema e Bombeiros firmam parceria


O Comandante Geral do CBMRN, Coronel Elizeu Lisboa Dantas, assinou o convênio com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN) para a realização da Operação "Abrace o Meio Ambiente" (AMA).


O convênio firmado entre ambas as instituições tem por objetivo garantir maior interação entre os dois órgãos nas ações contra os incêndios florestais. A operação Abrace o Meio Ambiente (AMA) do Corpo de Bombeiros e do IDEMA tem entre os seus objetivos aumentar o número de ocorrências atendidas, mapear as áreas de riscos para estabelecer zonas de perigo, construir pontos de coleta de água para uso dos bombeiros e fazer o levantamento de áreas de acesso e vias das unidades de conservação.


O convênio possibilitará ao Corpo de Bombeiros garantir investimento em equipamentos de proteção individual, viaturas operacionais, entre outras estruturas necessárias para reforçar administrativamente e operacionalmente a corporação.


O Coronel Elizeu Dantas destacou que a integração entre órgãos fará a diferença para atingir objetivos comuns.


"A parceria surge em um momento importante, época em que os incêndios florestais são mais constantes. Entre setembro de 2010 e fevereiro de 2011, o Corpo de Bombeiros atendeu 1.944 chamados de incêndios florestais somente na Grande Natal", disse o Coronel Dantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário