sexta-feira, 2 de março de 2012

Boa iniciativa

CAERN: Projeto orienta sobre descarte adequado de pilhas e baterias

Fonte: Jornal Diário de Natal

Com o avanço tecnológico e o uso incentivo de dispositivos móveis para as mais variadas atividades, tem sido constante o uso de pilhas e baterias. Máquinas digitais, telefones celulares e muitos outros objetos dependentes de energia elétrica já passaram do status de novidade para tornarem-se itens comuns e rotineiros para a maioria das pessoas. Entretanto, é preciso ter ciência dos cuidados e da gravidade de se jogar pilhas e baterias no meio ambiente, pois, assim como muitos outros materiais, esses itens são poluentes e podem trazer malefícios à natureza e à saúde humana. Foi pensando nisso que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) introduziu em sua administração central o projeto “Fique Ligado”.

Criado há um ano, o programa promove o recolhimento de pilhas e baterias gastas para encaminhá-las para locais de coleta, onde esses materiais recebem o tratamento adequado a fim de evitar a poluição e promover o reaproveitamento desses itens. No ano passado, foram arrecadados 25 quilos de pilhas e baterias. De acordo com a educadora ambiental da Caern, Marineida de Oliveira, o número arrecadado tende a aumentar este ano. “Só no mês passado, registramos seis quilos em apenas uma caixa”, diz.

“O objetivo é que a iniciativa seja expandida aos escritórios municipais e regionais da Caern e, quem sabe, servir como modelo para outras empresas do Estado. Essa mobilização contribui tanto para a mudança de comportamento a respeito dessa questão como também para a preservação do meio ambiente”, diz Marineida. Qualquer depósito é bem vindo e quanto mais itens melhor, pois se trata de uma iniciativa que visa auxiliar na preservação do meio ambiente.


A educadora ambiental destaca que o sucesso do projeto depende da participação voluntária de cada funcionário para carregar as caixas de pilhas para locais de coleta. Segundo ela, para que haja a implantação do programa nas outras regionais e nos escritórios da Caern, é fundamental essa interação e a disposição de alguém que possa fazer esse serviço.

RISCOS

Em setembro de 2008, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determinou ser a coleta de pilhas e baterias uma obrigação dos comerciantes, devido aos riscos que esses objetos podem trazer à natureza quando lançados no meio ambiente. Exemplo disso é a contaminação da água e do solo devido aos metais pesados, como o cádmio, chumbo, zinco e mercúrio, tóxicos e que não são biodegradáveis. Se lançados em lixo comum, esses objetos vão parar em aterros sanitários ou em lixões a céu aberto.

A consequência desse hábito é a contaminação do solo, dos cursos de água e do lençol freático, atingindo a fauna e a flora. Os animais entram em contato com a água contaminada e acumulam as substâncias em seus organismos. Devido à cadeia alimentar, as substâncias tóxicas acabam por chegar ao consumo humano, podendo causar sérios riscos à saúde. As doenças ocasionadas por esse problema podem variar de lesões cerebrais, problemas nos rins e nos pulmões até distúrbios visuais e anemia. Boa parte dos resíduos é considerada bioacumulativa, ou seja, permanecem nos organismos com o passar do tempo, podendo levar a doenças crônicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário