terça-feira, 17 de julho de 2012

Acesso a remédios para a asma nas farmácias populares cresce 60%

Acesso a remédios para a asma nas farmácias populares cresce 60%  
Nos municípios mais pobres, 47,4 mil pessoas retiraram os medicamentos

 Fonte: secom.gov.br

Desde 4 de junho, quando começou a distribuição gratuita de medicamentos para a asma nas farmácias populares, 47,4 mil pessoas retiraram os remédios em 1.084 municípios do Brasil sem Miséria. A iniciativa é parte da ação Saúde Não Tem Preço, do programa Farmácia Popular. No total, a distribuição de medicamentos para a asma já beneficiou 83.388 pessoas em todo o País, representando um aumento de 60% do acesso, se comparado ao mesmo período antes da gratuidade.

A melhoria na saúde de crianças que vivem em situação de miséria é o principal objetivo da ação. E para ampliar mais a assistência nos municípios do Brasil Sem Miséria, o Ministério da Saúde priorizou o credenciamento de farmácias privadas com interesse em participar do programa nessas localidades. A expectativa é ampliar a cobertura do programa Farmácia Popular - para os 2.365 municípios que integram o plano - até 2014.

Saúde Não tem Preço - O cidadão pode retirar, gratuitamente, três medicamentos para asma. Os antiasmáticos brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol agora fazem parte da ação Saúde Não Tem Preço, ao lado de 11 medicamentos para hipertensão e diabetes, ofertados de graça, desde fevereiro do ano passado.

Para retirar, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade. 

Mais informações em www.saude.gov.br e Disque Saúde 136.

Brasil sem Miséria - O plano é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. A ação agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. As famílias extremamente pobres que ainda não são atendidas por programas sociais do governo serão localizadas e incluídas. O plano também envolve a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes. Saiba mais em www.brasilsemmiseria.gov.br.

Sem comentários:

Enviar um comentário